ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), presa em Roma desde julho, participou por videoconferência, nesta quarta-feira (10), de uma audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O colegiado iniciou a análise do processo que pode levar à cassação definitiva do mandato da parlamentar, condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Foragida da Justiça brasileira após a condenação, Zambelli deixou o país no fim de maio e viajou por Argentina e Estados Unidos até se refugiar na Itália. Localizada em um apartamento em Roma, foi presa pela polícia italiana em 29 de julho, após ser incluída na lista vermelha da Interpol. Desde então, cumpre prisão preventiva na penitenciária feminina de Rebibbia, enquanto aguarda decisão sobre o pedido de extradição feito pelo Brasil.
A participação da deputada foi autorizada pela Justiça italiana para acompanhar a oitiva de duas testemunhas: o hacker Walter Delgatti, também condenado no caso, e Michel Spiero, assistente técnico da defesa. O advogado de Zambelli adiantou que uma das linhas de atuação será tentar demonstrar que Delgatti teria mentido em seus depoimentos.
Presa na Itália, Zambelli participou de audiência via videoconferência (Foto: Reprodição)
Condenação de Zambelli
A condenação contra Zambelli já transitou em julgado, ou seja, não cabe mais recurso. Por esse motivo, a Câmara deve deliberar sobre a perda do mandato. O processo começa pela CCJ e, em seguida, será levado ao plenário. Para que a cassação seja confirmada, será necessário o apoio de pelo menos 257 deputados, maioria absoluta da Casa.
Segundo registros da polícia italiana, Zambelli não resistiu à prisão, embora a defesa alegue que a parlamentar se entregou de forma espontânea. Ela está licenciada do cargo por 127 dias, afastamento solicitado antes da decisão do ministro Alexandre de Moraes pela sua prisão preventiva no Brasil. O prazo de licença se encerra em 2 de outubro.