Cinco décadas após o assassinato de Vladimir Herzog, a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) receberá o evento debate “O Processo Herzog: A Sentença que Condenou a União”, que propõe uma reflexão sobre o impacto do caso na luta pela democracia e pela liberdade de imprensa no Brasil. A atividade é organizada pela Comissão Arns, pelo Instituto Vladimir Herzog, pela OAB São Paulo e pela própria universidade.
Marcado para segunda-feira, 10 de novembro, às 10h, no Salão Nobre da Faculdade de Direito, o encontro reunirá juristas, acadêmicos, familiares de Herzog e defensores de direitos humanos. O objetivo é discutir a importância histórica da sentença que responsabilizou o Estado brasileiro pela morte do jornalista, símbolo da resistência à ditadura militar.
O debate
Além de resgatar a memória de Herzog, o evento também busca debater os avanços da justiça de transição e os desafios enfrentados pela democracia diante de novas ameaças autoritárias no país. A proposta é estimular o diálogo sobre como garantir que violações de direitos humanos não se repitam.
O encontro será presencial, aberto ao público e gratuito.
Dia 10/11 às 10h
Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP – Largo São Francisco, São Paulo