Nos dias 13 e 14 de novembro, o campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o Festival Estudantes Contra a Guerra, encontro cultural e político organizado por estudantes da universidade, em parceria com alunos da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e da União Florianopolitana dos Estudantes Secundaristas (UFES).
Com o lema “Pelo fim do genocídio em Gaza e nas periferias”, o evento tem como objetivo conectar as lutas do povo palestino e da juventude negra e periférica no Brasil, e denunciar a violência policial.
A programação reúne shows, teatro, cinema, batalhas de poesia, oficinas, feiras e rodas de conversa, além de plenárias e atos políticos. Entre as atrações estão GuiJay, Africanamente, Gêmeos do Baile, Slam Trajano, Grupo de Teatro Boca de Siri, Bruno Barbi e Desterro Jornalismo.
Organizado de forma autônoma, com apoio de sindicatos e doações solidárias, o festival reafirma a cultura como ferramenta de resistência. “Quando os governos escolhem financiar guerras e repressão, nós escolhemos construir cultura e vida”, dizem os organizadores.
O encerramento, no dia 14, terá o ato político “Estudantes Contra o Fascismo e o Genocídio Imperialista”, com a presença de Léo Péricles e lideranças populares de todo o país.
O festival é gratuito e acontece em frente ao Diretório Central dos Estudantes (DCE), no campus Trindade da UFSC. Confira a programação completa no link.