Casa EconomiaSaúde, educação e até a NASA começam a parar nos EUA, por causa do shutdown

Saúde, educação e até a NASA começam a parar nos EUA, por causa do shutdown

por Bia Abramo
0 comentários
saude,-educacao-e-ate-a-nasa-comecam-a-parar-nos-eua,-por-causa-do-shutdown

A paralisação da máquina administrativa (conhecida como shutdown) da gestão de Donald Trump nesta quarta-feira (1º) está afetando a educação, a saúde e até a agência espacial nos EUA. O Congresso não chegou a um acordo para aprovar um projeto orçamentário para estender o financiamento federal.

O Departamento de Educação dos EUA está com 87% de sua força de trabalho sendo licenciada sob um plano de contingência do departamento e enfraquecido pelos cortes do governo Trump. A Associated Press relata que a paralisação suspenderá investigações sobre supostas violações de direitos civis em escolas e universidades, e não emitirá novos subsídios federais.

O departamento, que Trump acusa de ser dominado pelo pensamento liberal, já passou por uma redução significativa de 4.100 funcionários quando Trump assumiu o cargo em janeiro para cerca de 2.500.

A Secretária da Educação, Linda McMahon, reconheceu que os cortes às vezes estavam indo longe demais. “Você espera estar apenas cortando gordura. Às vezes, você corta um pouco de músculo, e percebe isso ao dar continuidade aos seus programas, e pode trazer as pessoas de volta para fazer isso”, disse McMahon.

No entanto, embora as paralisações anteriores tenham feito com que os funcionários retornassem assim que o financiamento federal foi restaurado, desta vez o Escritório de Gestão e Orçamento da Casa Branca está ameaçando demissões em massa de funcionários federais.

O presidente norte-aemericano Donald Trump ameaça mais demissões

Serviços de saúde paralisados nos EUA

Na saúde, um plano de contingência colocará cerca de quatro em cada 10 dos 80.000 funcionários do Departamento de Saúde e Serviços Humanos em licença remunerada.

O fechamento significa que pacientes doentes que esperam ter acesso a terapias experimentais em um renomado hospital de Maryland conhecido como “casa da esperança” não poderão se inscrever, exceto em circunstâncias especiais.

O Centro Clínico do Instituto Nacional de Saúde em Bethesda — o maior hospital do mundo dedicado à pesquisa clínica — continuará a fornecer atendimento aos pacientes atualmente matriculados, embora nenhum novo estudo seja iniciado na unidade. O hospital é conhecido por estar na vanguarda do desenvolvimento de tratamentos médicos.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), sediados em Atlanta, continuarão monitorando surtos de doenças, mas as pesquisas sobre riscos à saúde e formas de prevenir doenças serão interrompidas.

Nasa: 83% dos funcionários em licença

Até a agência espacial enfrenta o ‘shutdown’ do governo americano. A NASA fechou com 83% dos funcionários em licença remunerada.

A agência espacial emitiu um comunicado em seu site que afirma:  “A NASA está atualmente FECHADA devido a uma falha no financiamento governamental.”, disse um comunicado em seu site.

O site contém um link para um plano de continuidade enviado ao Escritório de Administração e Orçamento pelo diretor financeiro interino da NASA, Steve Shinn, na segunda-feira, que descreve planos para licenciar 15.094 dos 18.218 funcionários da agência, quase 83%.

*Com informações da Al Jazeera

você pode gostar