O rápido encontro entre os presidentes Lula e Trump, mencionado pelo norte-americano em sua fala na na abertura da 80ª Assembleia Geral da ONU na terça-feira (23), movimentou as redes sociais. Lula foi o primeiro chefe de Estado a discursar no plenário da ONU. Ao deixar o palco, encontrou Trump, que seria o próximo a falar. Foi nesse instante que ocorreu o breve cumprimento, marcado por abraços e trocas de palavras.
Em seu discurso, o Trump criticou o Judiciário brasileiro, mas também elogiou Lula. “Tenho que admitir algo: estava vindo para cá quando vi o líder do Brasil. Ele me viu, nós nos abraçamos e combinamos de nos encontrar na semana que vem. Ele parece um homem muito legal, gostei dele, e ele gostou de mim. E eu só faço negócios com pessoas de quem gosto. Por 39 segundos tivemos uma excelente química — é um bom sinal”, afirmou Trump.
A declaração rapidamente repercutiu. Além de debates no meio político, internautas ironizaram a “química excelente” entre os dois líderes e fizeram piadas sobre o possível desconforto de Jair Bolsonaro e de seu filho Eduardo, tradicionais aliados de Trump e críticos de Lula.