Casa EconomiaQuaest: foto de Lula com Trump bate recorde de engajamento nas redes

Quaest: foto de Lula com Trump bate recorde de engajamento nas redes

por Gabriel Anjos
0 comentários
quaest:-foto-de-lula-com-trump-bate-recorde-de-engajamento-nas-redes

Um levantamento da Quaest, com a utilização de uma nova ferramenta para mapear imagens e áudios na internet, aponta que a foto do presidente Lula (PT) apertando as mãos do governante dos EUA, Donald Trump, durante o encontro entre os dois na Malásia, se tornou a foto do mandatário brasileiro com a maior quantidade de visualizações, curtidas e compartilhamentos nas redes sociais. A foto foi compartilhada no domingo (26).

Foram 72 milhões de visualizações, 778 mil menções, 22 milhões de curtidas e 7,5 milhões de compartilhamentos, juntando perfis em redes como Instagram, X, TikTok e Facebook. A imagem superou a famosa foto de Lula de sunga abraçando a esposa, Janja da Silva, publicada em agosto de 2021. Na ocasião, foram 65 milhões de visualizações, 4,6 milhões de menções, 19 milhões de curtidas e 7 milhões de compartilhamentos.

Foto de Lula com Janja de 2021 era a foto do presidente com maior engajamento. (Foto: Ricardo Stuckert)

Ainda segundo a Quaest, 54% do público fez menções neutras ao encontro entre Lula e Donald Trump. 26% fizeram comentários positivos, e 20%, negativos. O recorte foi feito entre os dias 21 e 27 de outubro.

“O encontro Lula-Trump mostra que a diplomacia do século XXI acontece nas redes e nas mesas de negociação. A foto publicada e amplamente visualizada é um exemplo claro da política como imagem, que mesmo sem legenda fala sobre o que aconteceu. O sorriso, a postura, o aperto de mão, tudo é simbólico”, analisou o cientista político e diretor da Quaest, Felipe Nunes, ao jornal “O Globo”.

Sentimentos das menções ao encontro de Lula e Trump. (Foto: Divulgação/Quaest)

Encontro entre Lula e Trump

O presidente Lula e governante dos EUA, Donald Trump, se encontraram m Kuala Lumpur, na Malásia. Os dois participam da cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático). Os dois tiveram uma reunião bilateral de cerca de 50 minutos para discutir as tarifas impostas pelos EUA ao Brasil.

Trump, após o encontro, deixou aberta a possibilidade de “trabalhar em acordos”. “Em relação às tarifas impostas ao Brasil, acho que tudo é justo. Tenho muito respeito pelo seu presidente, tenho muito respeito pelo Brasil”, disse.

“Na hora que dois presidentes sentam em uma mesa e colocam seu ponto de vista, a tendência natural é se chegar a um acordo”, afirmou Lula.

você pode gostar