Casa EconomiaQuaest: 67% dos brasileiros aprovam operação nos complexos do Alemão e da Penha (RJ)

Quaest: 67% dos brasileiros aprovam operação nos complexos do Alemão e da Penha (RJ)

por Gabriel Anjos
0 comentários
quaest:-67%-dos-brasileiros-aprovam-operacao-nos-complexos-do-alemao-e-da-penha-(rj)

Por Gabriel Gomes

67% dos brasileiros aprovam a operação nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortes, no fim de outubro. É o que aponta a pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (12). 25% desaprovam a ação policial, enquanto 4% não aprovam e nem desaprovam, e 4% não sabem ou não responderam.

De acordo com o levantamento da Quaest, 67% dizem que não houve exagero por parte da polícia na operação mais letal da história do Rio de Janeiro, enquanto 29% veem excesso na força empregada. 4% não sabem ou não responderam.

No final de outubro, em um levantamento somente com moradores do Rio de Janeiro, 64% aprovavam a operação e 27% reprovavam. 6% não aprovavam e nem desaprovavam, e 3% não sabiam ou não responderam.

(Foto: Reprodução)

A Quaest ouviu 2.004 pessoas entre os dias 6 e 9 de novembro. O nível de confiabilidade da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos.

Preocupação com a violência sobe 8%, diz Quaest

Segundo o levantamento, a preocupação do brasileiro com a violência subiu de 30% para 38% neste mês de novembro. Em segundo lugar, aparece economia com 15% ( eram 16% em outubro).

De acordo com a Quaest, 81% discordaram da declaração do presidente Lula (PT) sugerindo que traficantes seriam “vítimas dos usuários”. 51% acreditam que essa é uma opinião sincera do presidente, mesmo após a justificativa apresentada pela Presidência; 39% veem como mal‑entendido.

57% discordam da declaração de Lula sobre operação no Rio de Janeiro, com 121 mortos, ter sido desastrosa do ponto de vista da atuação do Estado. 38% concordam com a afirmação e 5% não sabem ou não responderam.

(Foto: Reprodução)

55% não querem operações como a do RJ em seus estados, aponta Quaest

O levantamento da Quaest aponta que 55% dos brasileiros não querem operações como a do RJ em seus estados. 42% apenas defendem ações policiais nesse formato em sua região, e 3% não sabem ou não responderam. Os mais animados em ver outras operações policiais como a do Rio de Janeiro é a direita não bolsonarista (62%) e os maiores opositores às operações são parte da esquerda não lulista (23%).

(Foto: Reprodução)

46% dos brasileiros defendem leis mais rígidas, penas maiores e uma Justiça que deixa criminosos presos. Mais educação, oportunidades e medidas sociais aparecem com 27% das indicações.

70% da população, segundo a Quaest, é contra facilitar a compra e o acesso a armas de fogo. Aumentar a pena de homicídio e retirar o direito de visita íntima tem 88% de apoio. 73% defendem a classificação das organizações criminosas como terroristas.

(Foto: Reprodução)

A pesquisa questionou os entrevistados, ainda, sobre o “consorcio” de governadores da direita sobre segurança pública. Na avaliação dos brasileiros, Claudio Castro é quem se sai melhor até aqui (24%), seguido de Tarcísio (13%) e Caiado (11%).

você pode gostar