Índice
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
A terça-feira (16) será marcada, mais uma vez, por contrastes climáticos em todo o território do Brasil, segundo a previsão do tempo. Enquanto o avanço de áreas de instabilidade provoca temporais, raios e ventos de até 70 km/h em parte do Sudeste e Norte, outras regiões enfrentam sol forte, calor e baixa umidade do ar, sobretudo no Centro-Oeste e interior do Nordeste.
Sul
O tempo tende a se firmar ao longo do dia no Rio Grande do Sul, mas ainda há chance de chuviscos no litoral norte e na serra, além da formação de nevoeiros durante a noite. Em Santa Catarina e Paraná, o início da manhã terá chuva forte, mas as instabilidades perdem força ao longo do dia.
Sudeste
São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais concentram o maior risco de temporais localizados, acompanhados de raios e rajadas de vento, diz a previsão. No Rio de Janeiro, as rajadas podem chegar a 70 km/h. No Espírito Santo, a instabilidade se concentra no litoral, enquanto o norte mineiro segue com ar seco.
São esperados temporais e chuvas em algumas regiões do país, já em outras, o tempo deve ficar seco, com baixa umidade (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)
Centro-Oeste
Pancadas de chuva isoladas atingem Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o sul de Goiás. Já em Goiás e no Distrito Federal, o predomínio é de ar seco, com alerta para baixa umidade durante a tarde.
Nordeste
A faixa leste terá instabilidade, com risco de chuva mais intensa entre Sergipe e Alagoas, além de pancadas moderadas no litoral da Bahia, segundo a previsão. No interior, o tempo segue firme, seco e quente, aumentando o risco de queimadas, especialmente no sertão e no Matopiba.
Norte
Instabilidades mantêm o risco de temporais no Amazonas, Acre, Rondônia e oeste do Amapá. Já Tocantins terá tempo firme, sol forte e ar seco, com índices críticos de umidade durante a tarde, conforme a previsão do tempo.