Índice
A sexta-feira (14) continuará com contrastes no Brasil e diferentes padrões de instabilidade se espalhando pelo território, segundo a previsão do tempo. Enquanto o Sul volta a sentir os efeitos de um tempo mais firme após a passagem de uma frente fria, novas áreas de instabilidade se intensificam no Sudeste e no Centro-Oeste, favorecendo pancadas fortes e risco de temporais. O Nordeste mantém chuva no litoral e sol no interior, e o Norte segue com instabilidade concentrada na porção oeste.
Sul
O Rio Grande do Sul terá uma sexta-feira marcada pelo retorno do tempo firme devido à atuação de uma área de alta pressão. Apenas o norte do estado ainda pode registrar chuva fraca e isolada, enquanto as temperaturas voltam a subir, segundo a previsão.
Em Santa Catarina, o litoral ainda pode ter precipitações rápidas, mas o oeste recebe pancadas moderadas a fortes ao longo do dia.
No Paraná, a instabilidade persiste: pancadas moderadas a fortes, especialmente no interior, noroeste e oeste, representam risco de temporais por causa da influência de uma área de baixa pressão no Paraguai. As temperaturas ficam mais amenas em comparação ao RS.
Sudeste
A formação de um cavado em médios níveis reforça nuvens carregadas sobre o interior, oeste e sul paulista. Ao longo do dia, as pancadas avançam para o centro e o leste de São Paulo.
Na capital, o sol aparece entre nuvens pela manhã, mas a previsão é de chuva entre a tarde e a noite. As temperaturas variam de 17 °C a 26 °C, com declínio no centro-sul paulista e no sul mineiro.
No nordeste de Minas, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, a chuva aparece de forma isolada, mas o tempo firme ainda predomina.
Centro-Oeste
A sexta-feira será de forte instabilidade no Mato Grosso do Sul. A área de baixa pressão vinda do Paraguai mantém o risco de pancadas moderadas a fortes e temporais em praticamente todo o estado.
No Mato Grosso, as chuvas começam cedo e ganham força durante a tarde, sobretudo na metade oeste.
Goiás enfrenta um cenário diferente, com chuva concentrada no extremo sudoeste, enquanto o restante do estado segue com tempo firme e sensação de abafamento.
Nordeste
Chuvas ficam mais restritas ao sul da Bahia e ao trecho de Ilhéus, com diminuição no Recôncavo Baiano. Há possibilidade de precipitação fraca e isolada entre Alagoas e Rio Grande do Norte, além de áreas do litoral do Ceará e do Maranhão.
No interior da região, o sol predomina e as temperaturas seguem elevadas, diz a previsão.
Norte
A metade oeste da região continua sob influência de instabilidades, com risco de pancadas fortes e temporais em áreas de Roraima e Rondônia.
No Pará, as chuvas se concentram no extremo oeste, enquanto Tocantins, Amapá e boa parte do estado mantêm tempo firme, segundo a previsão.