Índice
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
A sexta-feira (19) será marcada por contrastes no clima brasileiro, segundo a previsão do tempo. Enquanto o Norte enfrenta risco de chuvas intensas, especialmente no Amazonas, o Centro-Oeste terá calor forte e instabilidade ao longo do dia. No Nordeste, a previsão aponta para sol, nuvens e pancadas de chuva na faixa litorânea. No Sudeste, o tempo se mantém firme em boa parte do território, com chuvas isoladas no interior paulista. Já no Sul, as instabilidades avançam a partir da tarde e devem se intensificar durante a noite.
Sul
A manhã desta quinta-feira (18) foi de estabilidade, mas a chuva retorna à tarde no Paraná, entre Jacarezinho e Inajá. À noite, pancadas atingem também o oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. As temperaturas variam entre 15°C em Curitiba e Porto Alegre e 25°C em Florianópolis, com umidade entre 50% e 95%.
Sudeste
A sexta-feira (19) começa com poucas nuvens em todos os estados da região. Durante a tarde, chuvas isoladas avançam por áreas do interior de São Paulo, enquanto Espírito Santo e partes de Minas Gerais registram muitas nuvens. À noite, a instabilidade se concentra em regiões mineiras e capixabas. No Rio, não deve chover e o dia deve ficar quente. As temperaturas ficam entre 16°C, em Belo Horizonte, e 32°C, em São Paulo. A umidade relativa do ar varia entre 25% e 100%.
Dia deve ter chuva em algumas regiões, mas no Norte o calor dominará, podendo chegar até 38ºC (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil)
Centro-Oeste
A manhã será de céu limpo, mas a instabilidade aumenta ao longo do dia. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul concentram as chuvas, inclusive em Campo Grande, onde há risco de precipitações intensas, segundo a previsão. No período da noite, municípios como Três Lagoas e Dourados seguem com muitas nuvens. As mínimas chegam a 19°C em Brasília, e as máximas atingem 37°C em Cuiabá e Campo Grande. A umidade varia de 20% a 80%.
Nordeste
A sexta-feira será de variação entre sol, muitas nuvens e pancadas isoladas. O Maranhão concentra a maior chance de chuva, especialmente entre São Luís e Itinga do Maranhão. A Bahia terá manhã ensolarada, enquanto outros estados litorâneos terão muitas nuvens. O Inmet emitiu alerta de baixa umidade para Teresina, onde os termômetros podem chegar a 38°C. A mínima é de 21°C em Maceió, com umidade entre 25% e 95%.
Norte
O dia será de instabilidade generalizada. Pela manhã, pancadas de chuva e trovoadas atingem Acre, Amazonas, Pará, Roraima e Amapá. À tarde, a previsão de chuvas se estende a todos os estados da região. O Inmet emitiu alerta para temporais no Amazonas, especialmente da faixa que vai de Barcelos até Tabatinga. Em Palmas, a previsão é de baixa umidade e calor de até 38°C. A mínima da região é de 22°C em Rio Branco, com índices de umidade entre 20% e 100%.