Casa EconomiaPrevisão do tempo: semana será de calor intenso, baixa umidade e chuvas isoladas

Previsão do tempo: semana será de calor intenso, baixa umidade e chuvas isoladas

por Felipe Rabioglio
0 comentários
previsao-do-tempo:-semana-sera-de-calor-intenso,-baixa-umidade-e-chuvas-isoladas

ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

A semana será marcada por contrastes climáticos em diferentes regiões do Brasil, diz a previsão do tempo. Enquanto pancadas de chuva atingem áreas do Sul e parte do Norte, o tempo seco, com temperaturas próximas ou acima dos 40 °C e umidade relativa do ar muito baixa, predomina no Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. Segundo previsão, produtores rurais devem ficar atentos ao risco de incêndios em áreas do interior e à necessidade de cautela antes do início do plantio da safra 2025/2026.

As instabilidades mais consistentes só devem ganhar força por volta dos dias 20 a 22 de setembro, com a chegada da primavera, quando a expectativa é de retorno das chuvas mais volumosas que ajudarão a amenizar o déficit hídrico em várias regiões produtoras.

Sul

O início da semana tem pancadas de chuva no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, centro-sul do Paraná e no litoral da região. Volumes podem passar dos 80 mm em áreas do sudoeste gaúcho, com risco de alagamentos. No norte do Paraná, o calor predomina, com máximas acima de 32 °C e risco de incêndios.

Sudeste

No interior, calor e ar seco dominam, com temperaturas próximas dos 40 °C e baixa umidade, especialmente em SP e MG, diz a previsão. As chuvas ficam restritas ao litoral, Zona da Mata e áreas centrais de SP, RJ, ES e centro-leste de MG com acumulados leves de até 15 mm, sem impacto direto na agricultura.

Contraste no clima marcam o país nessa semana, enquanto que em alguns lugares terão chuva, em outras e calor segue dominando (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil)

Centro-Oeste

Pancadas isoladas podem atingir o oeste e norte de Mato Grosso e o extremo sul de MS, mas o tempo seco prevalece. O calor intenso preocupa: máximas de quase 40 °C e umidade abaixo de 20% aumentam o risco de queimadas em MS, GO e MT.

Nordeste

Chuva fraca no litoral, sobretudo na Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e RN, com volumes de até 20 mm na semana, segundo a previsão. No interior, predomina o tempo seco e quente, com máximas de 40 °C e risco elevado de incêndios.

Norte

Instabilidades trazem volumes de até 60 mm em Rondônia, Acre e sudoeste do Pará. Amazonas e Roraima também recebem chuva moderada, favorecendo a umidade do solo. No Tocantins e nordeste do Pará, predomina o tempo seco, com calor intenso e risco de queimadas, conforme a previsão da semana.

você pode gostar