Índice
A quinta-feira (13) será marcada por instabilidades em diversas regiões do Brasil, segundo a previsão do tempo. A combinação entre uma área de baixa pressão no Paraguai e o avanço de uma frente fria provoca chuvas intensas, temporais e variações de temperatura. Enquanto parte do país enfrenta tempo fechado e risco de tempestades, outras áreas seguem com sol forte e calor. Veja como fica a previsão para esta quinta na sua região:
Sul
O tempo segue instável no norte do Rio Grande do Sul, norte de Santa Catarina e Paraná, com possibilidade de pancadas fortes e risco de temporais ao longo do dia, especialmente no território paranaense. No restante do Rio Grande do Sul, o clima fica mais estável, com sol e elevação das temperaturas. Em Santa Catarina e na metade sul do Paraná, o tempo deve ser mais ameno, diz a previsão.
Sudeste
As instabilidades avançam pelo oeste e sul de São Paulo e pelo sul e oeste de Minas Gerais desde o início da manhã, provocando chuvas de moderada a forte intensidade e risco de temporais, sobretudo no Triângulo Mineiro.
Na capital paulista, o sol aparece entre nuvens durante a manhã e há chance de chuva à tarde, com temperaturas variando entre 17 °C e 30 °C. Nas demais áreas do Sudeste, como no Rio de Janeiro e Espírito Santo, o tempo firme predomina, com sol, calor e poucas chances de chuva durante o dia.
Centro-Oeste
No Mato Grosso do Sul, as pancadas de chuva ocorrem desde cedo, com risco de temporais e grandes volumes acumulados. Ao longo do dia, as instabilidades se espalham pelo restante do estado.
No Mato Grosso, as chuvas se intensificam à tarde, especialmente no oeste e sul. Em Goiás, o tempo mais fechado se restringe ao sul do estado, enquanto as demais áreas têm sol forte e calor.
Nordeste
Entre Ilhéus e Salvador, há previsão de chuva moderada a forte, com possibilidade de temporais. No interior e oeste da Bahia, Maranhão e entre Alagoas e Rio Grande do Norte, podem ocorrer pancadas fracas e isoladas.
Nas demais áreas, o tempo segue firme e seco, com umidade do ar baixa, principalmente no interior do Piauí, Ceará, oeste do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e norte da Bahia.
Norte
As instabilidades se formam desde cedo no Amazonas, Acre, Rondônia, oeste do Tocantins e oeste do Pará, ganhando força ao longo do dia. O Amapá deve ter tempo mais firme. As temperaturas permanecem elevadas, mantendo o clima abafado em toda a região Norte, segundo a previsão.