Índice
O primeiro dia de outubro será de contrastes no clima brasileiro, diz a previsão do tempo. Enquanto temporais e instabilidade avançam pelo Sul, o calor intenso e a baixa umidade do ar predominam no Sudeste e no Centro-Oeste, elevando o alerta para riscos à saúde e para queimadas. No Nordeste, a umidade vinda do mar provoca chuvas na faixa litorânea, mas o sertão segue seco. Já no Norte, a chuva persiste sobre parte da região, com destaque para Amazonas e Roraima.
Sul
Os ventos marítimos mantêm o tempo instável no Rio Grande do Sul, com pancadas isoladas e fracas ao longo do dia. Em Santa Catarina e no Paraná, a instabilidade ganha força a partir da manhã, trazendo risco de chuva intensa, especialmente no interior. Apenas o norte paranaense deve ter tempo firme, com calor e umidade crítica.
Sudeste
O tempo será predominantemente seco, com chuvas rápidas restritas ao litoral sul de São Paulo, Espírito Santo e áreas do leste paulista, incluindo a Grande São Paulo, segundo a previsão. O destaque é o calor, que deve chegar perto dos 40 °C em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no interior de São Paulo, onde a umidade relativa pode cair abaixo de 12%.
Mesmo com o primeiro dia do mês sendo marcado, principalmente, pelo calor, as chuvas aparecerão em alguns estados do país (Foto: Reprodução)
Centro-Oeste
As instabilidades atingem o norte e oeste de Mato Grosso e o sul e oeste de Mato Grosso do Sul, com pancadas fortes à tarde, acompanhadas de raios e rajadas de vento. Em Goiás, no Distrito Federal e em parte de Mato Grosso, o tempo segue firme, ensolarado e seco, mas a umidade cai a níveis de alerta e até de emergência.
Nordeste
A circulação de ventos marítimos provoca chuva entre o litoral da Bahia e do Rio Grande do Norte, podendo ser mais intensa em Alagoas e Pernambuco, diz a previsão do tempo. No interior, o tempo segue quente e seco, com níveis críticos de umidade e risco elevado de queimadas.
Norte
As instabilidades continuam em Amazonas e Roraima, com pancadas de moderada a forte intensidade. Também deve chover de forma isolada no Acre, em Rondônia e no oeste do Pará. Já Amapá e Tocantins terão tempo firme ao longo do dia, conforme a previsão.