Índice
A sexta-feira (7) deve ser marcada por fortes chuvas, tempestades e variação brusca de temperatura em diferentes partes do país, segundo a previsão do tempo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), diz que todas as regiões brasileiras estão sob algum tipo de alerta, que vai desde risco de tempestade e ventos intensos até baixa umidade do ar. As condições mais severas são esperadas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte, enquanto o Nordeste apresenta um cenário misto entre tempo seco e chuvas localizadas.
Sul
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para os três estados da Região Sul nesta sexta-feira (7). Além disso, há aviso de perigo de ventos costeiros para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, diz a previsão.
No Paraná, o tempo deve variar entre períodos de nuvens e pancadas de chuva, com precipitações mais intensas em Coronel Domingos Soares, Cruz Machado e Francisco Beltrão. Já em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, as chuvas atingem praticamente todo o território, com trovoadas fortes previstas para Florianópolis e Porto Alegre.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 14°C, em Porto Alegre, e a máxima de 25°C, em Curitiba. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 100%.
Sudeste
O Inmet também emitiu alerta de perigo para chuvas intensas em Minas Gerais e Espírito Santo. Em Minas, as precipitações se espalham do Norte até o Rio Doce, com destaque para municípios como Januária, Serranópolis de Minas, Medina e Salinas. No Espírito Santo, a chuva atinge todo o estado, especialmente em Pinheiros, Vila Pavão e Ponto Belo, diz a previsão.
Em São Paulo e Rio de Janeiro, o tempo deve permanecer estável, com variação de nuvens entre os dois estados. A temperatura mínima entre as capitais é de 12°C, em São Paulo, e a máxima de 30°C, em Belo Horizonte. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Centro-Oeste
A região Centro-Oeste tem alerta de chuvas intensas para Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal, enquanto Mato Grosso do Sul está sob risco de tempestade. Em Mato Grosso, as precipitações se concentram na região nordeste, afetando cidades como Peixoto de Azevedo, Vila Rica, São Félix do Araguaia e Ribeirão Cascalheira.
Em Goiás, as chuvas devem atingir a Chapada dos Veadeiros e municípios como Bom Jesus do Pontal e São Miguel do Araguaia. No Distrito Federal, o dia será de céu encoberto e pancadas isoladas. Já em Mato Grosso do Sul, a instabilidade atinge o sul do estado, especialmente em Tacuru, Paranhos e Sete Quedas.
As temperaturas variam entre 18°C, em Brasília, e 38°C, em Cuiabá. A umidade relativa do ar oscila entre 40% e 100%.
Nordeste
O Inmet emitiu alerta de tempestade para Bahia, Piauí e Maranhão. As chuvas mais intensas devem atingir o sul maranhense, o sudoeste piauiense e o litoral baiano. Em contrapartida, há aviso de baixa umidade em Sergipe, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, diz a previsão.
No Maranhão, municípios como Balsas e Alto Parnaíba devem ter fortes precipitações. No Piauí, o destaque é para cidades como Bom Jesus e Eliseu Martins. Já na Bahia, as chuvas se espalham pelo estado, com maior intensidade no litoral sul.
As temperaturas mínimas entre as capitais devem ficar em torno de 23°C, em Recife, Maceió e Salvador, e a máxima pode chegar a 39°C, em Teresina. A umidade relativa do ar varia entre 25% e 100%.
Norte
Na Região Norte, o Inmet alerta para perigo potencial de chuvas intensas em parte dos estados do Pará, Tocantins, Amazonas e Roraima. No Pará, as precipitações devem se concentrar nas regiões sudeste e sudoeste, afetando municípios como São Félix do Xingu e Altamira.
Em Tocantins, a chuva deve se espalhar por praticamente todo o estado, diz a previsão. No Amazonas, há registro de instabilidade na região de Parintins, enquanto em Roraima as precipitações atingem municípios como Rorainópolis e Amajari. Acre, Rondônia e Amapá devem ter tempo estável e sem chuvas.
Entre as capitais, a mínima prevista é de 23°C, em Rio Branco e Palmas, e a máxima de 37°C, em Boa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 100%.