Casa EconomiaPrevisão do tempo: frente fria traz chuva forte e queda de temperatura nesta terça

Previsão do tempo: frente fria traz chuva forte e queda de temperatura nesta terça

por Felipe Rabioglio
0 comentários
previsao-do-tempo:-frente-fria-traz-chuva-forte-e-queda-de-temperatura-nesta-terca

A terça-feira (28) será marcada por mudanças bruscas nas condições do tempo em boa parte do Brasil. Conforme previsão do tempo, uma frente fria avança acompanhada de um cavado meteorológico, provocando temporais, ventos intensos e queda de temperatura no Sul e Sudeste. Já as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste seguem sob influência de uma massa de ar quente e seco, com calor forte e baixa umidade em diversos pontos.

Sul

A presença de um cavado meteorológico e o aumento da umidade deixam o tempo instável em praticamente toda a região. No Rio Grande do Sul, a chuva ganha força já nas primeiras horas do dia, podendo variar de fraca a moderada e, em alguns momentos, vir acompanhada de trovoadas. Nas regiões da Serra Gaúcha, Grande Porto Alegre e litoral norte, há risco de temporais com grandes acumulados de água, diz previsão.

Em áreas do oeste e da campanha, as rajadas de vento podem superar 50 km/h. Em Santa Catarina e no Paraná, o cenário também é de instabilidade, com possibilidade de descargas elétricas e ventos fortes. A temperatura tende a cair e o dia será mais frio e nublado.

Sudeste

O avanço da frente fria muda o padrão do tempo e espalha nuvens carregadas pelos quatro estados da região. Em São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais, a terça será de céu encoberto, chuva frequente e risco de temporais isolados. As capitais paulista e fluminense devem registrar aumento nos volumes de chuva, com clima úmido e sensação de frio, conforme a previsão.

No norte mineiro, o tempo permanece seco e quente, enquanto o Espírito Santo e o Vale do Rio Doce podem ter precipitações rápidas por influência da umidade marítima. Em São Paulo, os termômetros variam entre 17 °C e 23 °C.

Frio e chuva começam a dominar o país, mas calor ainda da suas caras em algumas regiões, segundo a previsão (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Centro-Oeste

A passagem da frente fria favorece a formação de áreas de instabilidade em Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e parte de Mato Grosso. As chuvas devem ocorrer entre o fim da manhã e o período da tarde, acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento, diz a previsão.

Apesar da chuva, o calor ainda predomina. Já no Distrito Federal e nas demais áreas de Goiás e Mato Grosso, o tempo continua firme e seco, com temperaturas elevadas e baixa umidade, cenário que deve persistir nos próximos dias.

Nordeste

Os ventos vindos do oceano mantêm o tempo instável nas áreas costeiras entre a Bahia e o Rio Grande do Norte. No litoral baiano e pernambucano, há chance de pancadas mais intensas e passageiras.

No interior nordestino, o predomínio será de sol, temperaturas elevadas e baixos índices de umidade, especialmente no sertão e agreste.

Norte

O ar quente e úmido mantém as condições para pancadas de chuva em boa parte da região. Estados como Amazonas, Acre, Rondônia e o sul de Roraima devem registrar temporais localizados, com possibilidade de raios e ventos fortes.

No sudoeste do Pará, também há risco de chuva intensa. Em contrapartida, áreas do Amapá, Tocantins e norte do Pará terão tempo mais aberto, com períodos de sol e chuvas rápidas e isoladas, segundo a previsão.

você pode gostar