Índice
Segundo a previsão do tempo, a atuação de uma frente fria no oceano, somada à umidade que vem do mar, aumenta o risco de temporais e volumes elevados de precipitação. O clima pelo país deve ser variado, sendo dominado por chuvas na maior parte do dia e em diversas regiões. Mesmo com a frente fria atuando, é esperado calor em algumas partes específicas do Brasil. Confira como ficará o tempo perto de você:
Sul
A umidade atmosférica elevada mantém o tempo instável nas áreas litorâneas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, diz a previsão. As pancadas de chuva podem ocorrer desde a manhã e se intensificar ao longo do dia, com intensidade variando de fraca a moderada. Em pontos isolados, há chance de chuva forte.
Nas áreas do interior, o tempo deve permanecer mais firme, com nebulosidade variável e temperaturas amenas, influenciadas pelos ventos frios vindos do sul.
Sudeste
A região deve concentrar os maiores volumes de chuva. Em São Paulo, os temporais devem ser mais intensos entre o litoral e o leste do estado, mas também há previsão de pancadas fortes e isoladas no oeste e no norte paulista, precipitações começam pela manhã ficarão o dia todo.
Em Minas Gerais e Rio de Janeiro, a previsão é de chuva moderada a forte, acompanhada de trovoadas e risco de acumulados elevados, especialmente no sul mineiro, na Zona da Mata e no interior fluminense.
No Espírito Santo, o tempo se fecha no sul do estado, onde a chuva ganha força até o fim do dia.
Centro-Oeste
O fluxo de umidade amazônica mantém áreas de instabilidade no norte e nordeste de Mato Grosso do Sul, no centro-sul de Goiás e em boa parte de Mato Grosso. Durante a tarde, há risco de chuvas fortes com raios e rajadas de vento.
No oeste e sul sul-mato-grossense, o tempo tende a abrir, mas ainda podem ocorrer pancadas isoladas. As temperaturas seguem amenas, influenciadas pelos ventos mais frescos.
Nordeste
A maior parte do Nordeste segue com tempo firme. Apenas a faixa litorânea entre Bahia, Alagoas e Pernambuco pode registrar chuvas fracas e passageiras por causa da umidade marítima.
No interior, o calor predomina e há alerta para baixa umidade do ar durante a tarde, o que aumenta o risco de queimadas e desconforto térmico.
Norte
Os temporais persistem no Amazonas, Acre e Rondônia, com possibilidade de chuvas fortes e generalizadas. Também deve chover em Roraima e no sudoeste do Pará, de forma mais isolada.
No Amapá, o tempo continua firme e ensolarado, enquanto o Tocantins pode registrar pancadas rápidas e isoladas no norte do estado, segundo a previsão do tempo.