Índice
O contínuo avanço de uma frente fria provoca mudanças marcantes no tempo em várias regiões do Brasil nesta quarta-feira (8), segundo a previsão do tempo. Enquanto o Sul e o Sudeste enfrentam aumento da nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva, o calor segue intenso no Norte, Nordeste e parte do Centro-Oeste. As temperaturas variam bastante entre os extremos do país, com frio no Rio Grande do Sul e calor acima dos 37 °C no Mato Grosso e no Piauí.
Sul
A frente fria mantém o tempo instável no Paraná e no norte de Santa Catarina, com pancadas de chuva de moderada a forte intensidade. No Rio Grande do Sul, a atuação de uma massa de ar polar garante tempo firme e temperaturas mais baixas. Já no norte paranaense, o calor persiste, apesar da menor chance de chuva volumosa, segundo a previsão.
Sudeste
A umidade associada à frente fria provoca nuvens carregadas sobre São Paulo e Rio de Janeiro, com risco de chuva forte, especialmente no litoral paulista e fluminense. No Espírito Santo, as pancadas de chuva são isoladas, e em Minas Gerais, a instabilidade se concentra na Zona da Mata, nos Vales e no sul do estado. As temperaturas caem no centro-sul paulista, litoral do Rio e extremo sul mineiro.
Apesar da frente fria continuar avançando e chegando em mais estados, o calor intenso deve afetar algumas regiões (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil)
Centro-Oeste
Há previsão de pancadas isoladas em áreas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, mas o predomínio ainda é de tempo quente e abafado. Em Sinop (MT), as máximas podem chegar a 37 °C.
Nordeste
A circulação marítima provoca chuva no litoral entre a Bahia e Pernambuco, além de áreas do Maranhão. No interior, o tempo permanece seco e quente, com termômetros beirando os 37 °C em Teresina (PI) e alerta para baixa umidade do ar.
Norte
A instabilidade se espalha por grande parte da região, com chuvas mais intensas no Amazonas, Roraima, Rondônia e oeste do Pará. No Acre, há risco de temporais, enquanto no Amapá e Tocantins as pancadas são isoladas. As temperaturas seguem elevadas em quase todos os estados, diz a previsão do temp.