Índice
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
A quinta-feira (11) terá clima bastante variado pelo Brasil, segundo a previsão do tempo. Enquanto áreas do Sul registram temperaturas baixas e até formação de geada, o Centro-Oeste e o Sudeste enfrentam calor intenso e baixa umidade do ar. Já no Norte e no Nordeste, instabilidades atmosféricas favorecem pancadas de chuva que podem ser fortes em alguns pontos, incluindo risco de temporais.
Sul
O tempo segue firme em grande parte da região, sem previsão de chuva significativa. Durante a madrugada e o amanhecer, áreas do alto da serra catarinense e do sul do Paraná podem registrar formação de geada. No Rio Grande do Sul, a presença de uma área de alta pressão garante céu limpo e temperaturas baixas. Já em Santa Catarina, o sol predomina entre algumas nuvens. No Paraná, o tempo será aberto na maior parte do estado, mas cidades do sudoeste podem registrar pancadas de chuva acompanhadas de raios à tarde.
Sudeste
A região segue com tempo firme e calor intenso. O sol predomina em todos os estados, com máximas que podem ultrapassar 35 °C no interior de São Paulo e Minas Gerais, com poucas chances de chuva, não é esperado precipitação em nenhuma área da região. A baixa umidade do ar é motivo de alerta, principalmente durante a tarde e no Rio de Janeiro.
Dia deve ter chuva e frio em algumas regiões, mas em outras o calor dominará, podendo atingir temperaturas altíssimas (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil)
Centro-Oeste
O padrão será de sol e calor, mas algumas instabilidades devem provocar chuvas isoladas no extremo norte e noroeste de Mato Grosso, além do oeste e sul de Mato Grosso do Sul, onde há risco de pancadas fortes acompanhadas de raios, diz a previsão. Goiás e o Distrito Federal seguem em alerta para umidade relativa do ar abaixo de 12% em algumas áreas, e as temperaturas podem chegar a 40 °C no período da tarde.
Nordeste
O calor predomina, mas áreas do litoral leste terão pancadas de chuva ao longo do dia, com destaque para Maceió e João Pessoa, onde a chuva pode ser de intensidade moderada. Pode chover fraco em pontos do recôncavo e litoral norte da Bahia, diz a previsão. No Matopiba, o cenário é de tempo seco e temperaturas elevadas, com baixa umidade do ar.
Norte
A região terá o cenário mais instável do país. Amazonas, Rondônia e Roraima registram chuvas fortes e risco de temporais, segundo a previsão. No Acre, a chuva pode ser localizada, mas ainda intensa. No Pará, as instabilidades se concentram no litoral, atingindo Belém. Já Amapá e Tocantins terão sol, calor e alerta para baixa umidade no período da tarde.