A polícia identificou os dois homens apontados como autores do ataque a tiros que deixou dois estudantes mortos e três feridos em Sobral, no norte do Ceará. Os suspeitos continuam foragidos, e suas identidades não foram reveladas. O crime aconteceu na manhã de quinta-feira (25), dentro da Escola Estadual Professor Luiz Felipe, e provocou comoção na cidade, conhecida pelos resultados de destaque em educação.
As vítimas fatais foram os adolescentes Victor Guilherme Sousa de Aguiar, de 16 anos, e Luis Claudio Sousa Oliveira Filho, de 17 anos. Ambos eram alunos da instituição e participavam de times de futsal na região. Os velórios acontecem nesta sexta-feira (26). Dos três feridos, dois já tiveram alta médica, enquanto o terceiro permanece internado na Santa Casa de Sobral, sem informações detalhadas sobre seu estado de saúde.
Câmeras de segurança registraram a chegada dos atiradores por volta das 9h30. Eles estavam em uma motocicleta, desceram do veículo e dispararam contra o pátio da escola pela grade lateral. As imagens mostram estudantes correndo em desespero enquanto um dos jovens cai atingido pelos tiros. Após a ação, os criminosos fugiram rapidamente.
Caso abalou a cidade de Sobral, conhecida nacionalmente pelos bons resultados na educação, investigações identificam suspeitos do crime, mas nomes não são revelados (Foto: Reprodução)
O secretário de Segurança Pública do Ceará, Roberto Sá, afirmou que o ataque foi uma execução planejada. Drogas, uma balança de precisão e embalagens foram encontradas na cena, além de entorpecentes nos bolsos de uma das vítimas. Um dos sobreviventes, segundo Sá, tem histórico de envolvimento em atos infracionais graves, incluindo homicídio e porte ilegal de arma.
“Foi um ataque contra esses jovens que estavam naquele local. E repudiamos, lamentamos profundamente o fato da droga, nesse contexto com arma de fogo, com impunidade, gerar toda esse espiral de violência que o Brasil vive”, afirmou ele.
Gabinete extraordinário em Sobral
O governador Elmano de Freitas anunciou a criação de um gabinete extraordinário de Segurança em Sobral e reforço policial na região. Ele também disse que enviará à Assembleia Legislativa um projeto para ampliar a disponibilidade de agentes por meio da compra de férias dos policiais. As aulas na escola devem ser retomadas na segunda-feira (29), conforme apuração da TV Verdes Mares, com oferta de apoio psicológico aos alunos.
Ainda não há confirmação oficial sobre a motivação do crime, mas uma das linhas de investigação aponta para disputa entre facções criminosas. De acordo com o governo estadual, sete grupos disputam territórios e serviços ilegais no Ceará, e seriam responsáveis por 90% dos homicídios no estado.
Sobral é conhecida nacionalmente pelos bons resultados na educação.