Casa BrasilPequenos leitores, grandes descobertas: Escola Esforço Popular incentiva leitura com projeto itinerante

Pequenos leitores, grandes descobertas: Escola Esforço Popular incentiva leitura com projeto itinerante

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, 60 alunos exploraram obras de autores amapaenses em atividade que transformou a leitura em aventura.

por admin
0 comentários

No dia 29 de outubro, data em que se comemora o Dia Nacional do Livro, a Escola Municipal Esforço Popular, localizada na zona sul de Macapá, recebeu o projeto Pororoca Clube de Leitura Itinerante, idealizado pela escritora e poeta Pat Andrade. A atividade reuniu cerca de 60 estudantes dos 4º e 5º anos, nos turnos manhã e tarde.

 

Durante a programação, a escritora apresentou aos alunos aproximadamente 30 obras da literatura infantojuvenil amapaense. O contato com os livros despertou a curiosidade das crianças, que demonstraram interesse em conhecer os autores mencionados, especialmente após a leitura de trechos das histórias.

“A iniciativa promove a leitura de forma lúdica e regionalizada, com um acervo que contempla a literatura universal e valoriza autores e obras do Amapá. Nosso objetivo com o Pororoca é incentivar o hábito da leitura, porque, sem leitores, não há sentido em publicarmos livros”, destacou Pat Andrade, idealizadora do projeto.

 

O coordenador de gestão pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ebrely Andrade, ressaltou a importância de ações como essa no fortalecimento das práticas de leitura entre os estudantes.

 

“Os livros são ferramentas essenciais para o desenvolvimento humano, dada sua relevância no processo de aprendizagem. Receber esse projeto justamente no Dia Nacional do Livro reforça as ações de incentivo à leitura já desenvolvidas em nossas unidades escolares”, afirmou.

 

Os alunos Kaik de Paula Ferreira, João Gabriel Barbosa e Sâmela Sara Vidigal, do 4º ano, compartilharam suas impressões sobre a visita e contaram que também gostam de escrever suas próprias historinhas. João Gabriel citou ‘Os Olhos do Jaguar’, de Yaguarê Yamã, como seu livro preferido.

 

“Eu gosto desse livro porque fala de coisas da natureza que temos aqui no Amapá”, contou o estudante.

 

A obra narra a história de um jaguar arrogante e de um tatu astuto, abordando valores como respeito e solidariedade na natureza.

 

O Pororoca Clube de Leitura Itinerante foi aprovado no Edital nº 02/2024 – Iniciativas Artísticas e Culturais – Fomento Cultural, da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), e é realizado com recursos do Governo Federal, por meio da Lei Complementar nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo.

 

Sobre o Dia Nacional do Livro

Celebrado em 29 de outubro, o Dia Nacional do Livro homenageia a fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1810. A data marca a chegada da Real Biblioteca Portuguesa ao país e simboliza a criação da primeira biblioteca brasileira. A celebração reforça a importância do livro como instrumento de conhecimento, cultura e transformação social.

você pode gostar