Casa EconomiaOperação da PM do RJ contra CV tem barricadas, bombas lançadas por drones e 4 mortos

Operação da PM do RJ contra CV tem barricadas, bombas lançadas por drones e 4 mortos

por Gabriel Anjos
0 comentários
operacao-da-pm-do-rj-contra-cv-tem-barricadas,-bombas-lancadas-por-drones-e-4-mortos

O governo do Rio de Janeiro realiza nesta terça-feira (28) a Operação Contenção, uma ação conjunta das forças de segurança estaduais contra o Comando Vermelho (CV). Ao todo, 2.500 policiais civis e militares estão nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte da cidade, para cumprir mandados de busca e apreensão.

Até a última atualização, 4 suspeitos morreram em confronto. Dois eram da Bahia; outro, do Espírito Santo. 23 homens foram presos — 4 foram baleados e internados sob custódia no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.

Três inocentes foram baleados: um homem em situação de rua foi atingido nas costas por uma bala perdida e levado para o Getúlio Vargas.; uma mulher que estava na academia também foi ferida e socorrida pelo marido; e um homem que estava num ferro-velho. Um policial do Bope foi baleado de raspão na perna.

“A operação visa combater a expansão territorial do Comando Vermelho e capturar lideranças criminosas do Rio de Janeiro e de outros estados”, diz nota divulgada pelo governo do estado. O Ministério Público também participa da ação.

Segundo o governo do estado, criminosos usaram drones para lançar bombas contra as equipes policiais no Complexo da Penha. Veja o vídeo:

Isso não é na Ucrânia ou Rússia, é Rio de Janeiro Penha – Alemão.


Narco-terroristas estão tacando bomba com uso de drones na polícia. pic.twitter.com/KXNO1VwTWC

— CARIOCA TV (@CariocasTV) October 28, 2025

Diversas barricadas foram colocadas nas vias pelos criminosos para impedir a entrada das forças policiais.

Segundo a Delegacia de Repressão a Entorpecentes, a expansão do Comando Vermelho foi investigada durante um ano.

Por parte da Polícia Civil, participam da operação agentes da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), delegacias especializadas, distritais e o Departamento de Combate à Lavagem de Dinheiro e

Subsecretaria de Inteligência. Da Polícia Militar participam o COE (Comando de Operações Especiais) e unidades da capital e da região metropolitana.

Drones, dois helicópteros, 32 veículos blindados terrestres e 12 veículos de demolição, além de ambulâncias, estão entre os equipamentos utilizados pelos policiais.

Barricadas em chamas em reação à Operação Contenção. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Impactos da operação

Moradores dos complexos do Alemão e da Penha relatam tiroteios e dificuldade para sair de casa desde o início da manhã.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que 5 unidades de Atenção Primária suspenderam o início do funcionamento e avaliam a possibilidade de abertura nas próximas horas. Uma clínica da família abriu, mas suspendeu as visitas domiciliares.

Já segundo a Secretaria Municipal de Educação, 28 escolas fecharam no Complexo do Alemão. Na Penha, 17 não abriram.

A Secretaria Estadual de Educação informou que 1 colégio precisou ser fechado.

O Rio Ônibus avisou que 12 linhas de ônibus estão com seus itinerários desviados preventivamente para a segurança de rodoviários e passageiros.

*Com Folhapress 

você pode gostar