É grande a expectativa de que o presidente Lula anuncie nesta quarta-feira (15) a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) com a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso. Com isso, nos bastidores, já ocorre uma pressão para que a sucessora de Messias seja uma mulher.
Entre os nomes cotados estão Anelize Almeida (Procuradora-Geral da Fazenda Nacional),
Adriana Venturini (Procuradora-Geral Federal) e Clarice Calixto (Procuradora-Geral da União). Anelize Almeida é o nome favorito do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Há grande pressão de alas do PT pela indicação de uma mulher já que o governo pode acabar terminando o mandato com menos mulheres no primeiro escalão do que no início da gestão. No início eram 11 e, atualmente, são 10 após a indicação de Gleisi Hoffmann (PT-PR), na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência.
O presidente Lula, o ministro Jorge Messias e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski vão se reunir na tarde desta quarta-feira (15). Há expectativa de que, após o encontro, Messias seja anunciado como o novo ministro do STF. A reunião foi decidida no início desta tarde e não consta da agenda oficial do presidente que retorna de viagem ao Rio de Janeiro.
Se Jorge Messias for realmente indicado, a Corte seguirá com apenas uma mulher entre os magistrados. Com o anúncio, a expectativa é de que a sabatina no Senado ainda ocorra neste ano e o novo ministro já tome posse antes do fim de 2025.