Casa EconomiaNa edição 9 da Revista Liberta: evangélicos na política, COP30, fim da ONU e muito mais

Na edição 9 da Revista Liberta: evangélicos na política, COP30, fim da ONU e muito mais

por Chico Alves
0 comentários
na-edicao-9-da-revista-liberta:-evangelicos-na-politica,-cop30,-fim-da-onu-e-muito-mais

A oitava edição da Revista Liberta está liberada hoje para assinantes, mas também os não-assinates poderão ter acesso a parte do conteúdo da publicação. O principal tema desta semana é controversa atuação dos evangélicos na política. Escrevem sobre o assunto o pastor e téologo Ed René Kivitz; a pastora luterana Romi Márcia Bencke, integrante do  Fórum Ecumênico Brasil; e Valdemar Figueredo, pastor Batista e colunista do portal ICL Notícias.

A seguir, um trecho do artigo do pastor e teólogo Ed René, sob o título “Escolha o príncipe da paz“:

“(…) Os séculos de conflitos entre as duas lógicas sistêmicas chega ao mundo contemporâneo, e ao Brasil em particular, com o recrudescimento dos movimentos religiosos de direita e extrema direita, católicos e evangélicos, que acreditam ter a missão de devolver a Deus o comando e o controle da história. A premissa de que Deus é um poder onipotente implica que nada pode ficar de fora de seu domínio. Os eleitos de Deus devem ser também eleitos (ou reconhecidos) pelo povo, para que exerçam o poder em nome ou mesmo no lugar de Deus, com o fim de  implantar o reino de Deus na terra. Os modernos, humanistas e ateístas são os grandes adversários do mundo sob a égide de Deus.

Essas ideias dominionistas e antimodernas têm seus fundamentos em pensadores chamados tradicionalistas e alimentam grupos neofascistas, neonazistas, supremacistas e extremistas de todo o tipo. Ajudam a entender porque existe gente que acredita que chacinas e carnificinas promovidas por um governo em pleno Estado Direito podem ser consideradas ‘um sucesso’ (…).”

A COP30 é outro tema de destaque, a partir da visão dos jornalistas Cristina Serra e William De Lucca, e do teólogo Leonardo Boff, que integram a equipe do ICL Notícias.

Além disso, Jamil Chade traz um alarmante e objetivo raio-x da decadência da principal entidade mundial a sustentar o multilateralismo. Em um esvaziamento sem precedentes, a ONU foi obrigada a demitir milhares de funcionários, que deixarão de atuar em áreas estratégicas.

A edição tem ainda os textos de Leandro Demori, Marcia Tiburi,  Luís Costa Pinto e João Cézar de Castro Rocha,o o grupo de humor Sensacionalista, as frases da semana, a foto da semana e uma charge de Rafael Correa.

Como de costume, a capa é de autoria de Aroeira.

Para assinar a Revista Liberta, clique aqui.

você pode gostar