Casa EconomiaMP faz operação contra lavagem de dinheiro do PCC em lojas de brinquedos infantis em SP

MP faz operação contra lavagem de dinheiro do PCC em lojas de brinquedos infantis em SP

por Gabriel Anjos
0 comentários
mp-faz-operacao-contra-lavagem-de-dinheiro-do-pcc-em-lojas-de-brinquedos-infantis-em-sp

Uma operação do Ministério Público de São Paulo, da Polícia Civil e da Fazenda estadual, deflagrada na manhã desta quarta-feira (22), busca desarticular um esquema de lavagem de dinheiro do Primeiro Comando da Capital (PCC) em lojas de brinquedos infantis.

Os agentes cumprem seis mandados de busca e apreensão, sendo quatro em lojas localizadas em dois shoppings na capital paulista (Center Norte e Mooca), um em Guarulhos (Shopping Internacional) e outro em Santo André, no ABC paulista.

A Justiça também determinou o sequestro e o bloqueio de bens e valores no total de R$ 4,3 milhões para garantir futura reparação do dano, pagamento de custas processuais e de penas pecuniárias.

Alvos da operação

Segundo a Promotoria, os alvos dos mandados são ligados a Claudio Marcos de Almeida, conhecido como Django. A investigação aponta que ele tinha destaque no comércio de drogas em larga escala, além de armamento pesado para a facção. Ele foi assassinado em janeiro de 2022, em meio a disputas internas da organização criminosa.

Claudio Marcos de Almeida, conhecido no PCC como Django. (Foto: Reprodução)

Consta da investigação que a ex-companheira de Django e sua irmã não possuíam ocupação lícita declarada, mas movimentaram grande quantidade de dinheiro para abrir quatro lojas de uma rede de franquias.

Ainda segundo a Promotoria, em abril de 2024, na Operação Fim da Linha, o nome de Django havia surgido como um dos principais cotistas da UPBUS, empresa que prestava serviços de transporte por ônibus na capital e foi utilizada por diversos integrantes do PCC lavar valores com origem ilícita.

*Com Folhapress 

você pode gostar