Casa BrasilMobiliza Macapá transforma Miracema em polo de cidadania e serviços gratuitos

Mobiliza Macapá transforma Miracema em polo de cidadania e serviços gratuitos

Evento deste sábado (25) reuniu desde consultas de saúde e emissão de documentos até oficinas e cuidados estéticos para beneficiar os moradores.

por admin
0 comentários

A comunidade do Habitacional Miracema recebeu, neste sábado (25), a 1ª edição do Mobiliza Macapá, uma grande ação coordenada pela Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp), que reuniu serviços de saúde, assistência social, cidadania, bem-estar animal, empreendedorismo e lazer.

Durante a manhã, moradores tiveram acesso a vacinação, testes rápidos, consultas médicas, psicológicas e nutricionais, triagem para colocação de DIU, coleta laboratorial, massoterapia, atendimento farmacêutico, além de serviços de cidadania, inscrições em programas sociais, corte de cabelo gratuito, design de sobrancelhas, feira da agricultura familiar e oficinas de capacitação.

A ação também incluiu serviços voltados aos pets, como vacinação antirrábica, testes rápidos veterinários, cadastro para castração e orientações com profissionais da área.

 

Saúde para Todos

Na área da saúde, foram oferecidos diversos atendimentos, garantindo acolhimento e cuidado integral à população.

Resultados

  • Consultas Médicas
    Pediatra: 54
    Clínico Geral: 96
  • Enfermagem
    Regulação: 78
    Triagem: 161
  • Testes rápidos: 57
    Vacinação: 55
    Vacina itinerante: 106
    Medicação: 1
    Orientação sobre DIU: 11
  • Nutrição
    Bolsa Família: 33 atendimentos
    Vitamina A: 2
  • Laboratório
    Coleta: 87
  • Psicologia: 11
  • Farmácia: 100
  • Receitas atendidas: 100

Total geral: 952 atendimentos

 

A moradora Sara Monteiro, 27 anos, que trabalha com serviços gerais, levou a filha Pérola, de 11 meses, para tomar a vacina contra a Covid-19.

 

“Só tenho a agradecer por essa ação ter trazido esse serviço para perto da comunidade do Miracema. Eu trabalho e não tenho tempo de ir durante a semana. Com essa ação, pude trazê-la neste sábado e atualizar a caderneta vacinal da minha filha”, contou.

 

 

Cidadania e Assistência Social

 

Os moradores também tiveram acesso a serviços de cidadania e assistência social, como atualização e cadastro do CadÚnico, tarifa social de energia, carteira do idoso federal, orientações jurídicas e sobre benefícios sociais, auxílio funeral, cadastro imobiliário, emissão de alvarás, parcelamento de IPTU, nota fiscal, orientações previdenciárias, auxílio pedagógico e chamada escolar.

A programação incluiu ainda rodas de conversa, acolhimento psicológico, e orientações sobre arborização e descarte correto de resíduos (Descarta Treco).

 

Entre os serviços oferecidos, o projeto “Casamento na Comunidade 2026” emocionou casais que há muito tempo sonhavam em oficializar a união.

 

Um deles foi o de Ademilson Castelo e Soliane de Almeida, que vivem juntos há 18 anos e aproveitaram a iniciativa para iniciar o processo do casamento civil.

 

“Vamos dizer sim, enfim vamos casar! É a realização de um sonho e a concretização de tantos anos juntos. Essa ação facilitou tudo para nós. Pude esclarecer dúvidas e dar entrada nos documentos”, contou Soliane, emocionada.

 

Também foram oferecidos cortes de cabelo gratuitos e design de sobrancelhas, garantindo momentos de autoestima e cuidado pessoal.

Empreendedorismo

Voltada ao fortalecimento econômico local, a área de empreendedorismo disponibilizou emissão de MEI, CPF/CNPJ e IRPF, além de orientações sobre educação financeira, licenças comerciais e benefícios do microempreendedor individual.

 

A comunidade contou ainda com oficinas de tranças e turbantes, feira da agricultura familiar, com produtores e empreendedores locais, e cursos gratuitos com certificado.

A empreendedora Janaína Cristina Nunes, produtora de cosméticos veganos artesanais, levou sua marca para a feira e encantou o público com produtos naturais e sustentáveis.

 

“Esse momento é especial para divulgar o que fazemos. É uma verdadeira vitrine que valoriza o trabalho dos pequenos negócios locais”, destacou.

você pode gostar