ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
O secretário de Estado Mark Rubio norte-americano reagiu à condenação de Jair Bolsonaro. Em um post no X, Rubio escreveu que o ministro Alexandre de Moraes e outros membros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram “injustamente prender” Bolsonaro e avisou que os EUA responderão “adequadamente”.
“As perseguições políticas do violador de direitos humanos Alexandre de Moraes, sancionado, continuam, já que ele e outros membros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram injustamente pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os Estados Unidos responderão de forma adequada a essa caça às bruxas”, escreveu.
O presidente Donald Trump também se manifestou, em entrevista, se declarando “surpreso” e muito instisfeito com o resultado do julgamento no ST>
The political persecutions by sanctioned human rights abuser Alexandre de Moraes continue, as he and others on Brazil’s supreme court have unjustly ruled to imprison former President Jair Bolsonaro.
The United States will respond accordingly to this witch hunt.
— Secretary Marco Rubio (@SecRubio) September 11, 2025
EUA acompanham julgamento de Bolsonaro
Em julho, Trump enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciando tarifas de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos EUA. Na ocasião, ele justificou a medida, em parte, pelo que chamou de “caça às bruxas” contra Bolsonaro.
Na terça-feira (9), a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que os EUA estão dispostos a “usar meios militares” para “proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo”, em referência ao julgamento de Bolsonaro.