O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, na manhã deste sábado (8), as mortes causadas pelo tornado que atingiu cidades do oeste do Paraná na sexta-feira (7). Lula anunciou que enviou a ministra de Relações Institucionais Gleisi Hoffmann (PT) e o ministro interino da Saúde Adriano Massuda para os locais atingidos.
O tornado causou destruição nas cidades de Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava e deixou ao menos seis pessoas mortas e 437 feridas. Em publicação em sua conta no X (antigo Twitter), Lula reiterou apoio ao estado e à população e disse que ministros e técnicos já estão a caminho da região para auxiliar o governo estadual.
“Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas”, escreveu o presidente.
Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas.
Uma equipe liderada pela ministra Gleisi Hoffmann,…
— Lula (@LulaOficial) November 8, 2025
Técnicos da Defesa Civil Nacional especializados em ajuda humanitária e reconstrução também foram mobilizados, assim como profissionais da Força Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde) para apoio à população e às equipes do governo paranaense envolvidas no resgate e auxílio às vítimas.
Lula está em viagem para a Colômbia, para a Cúpula da Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos), e não poderá ir pessoalmente à região. Os ministros irão em voo da FAB (Força Aérea Brasileira), ainda nesta manhã.
Governo Lula anuncia ajuda humanitária
O governo federal anunciou o envio de ajuda humanitária e de equipes de apoio para a reconstrução das regiões atingidas pelo tornado que atinge o Centro-Sul do Paraná. A declaração foi feita na madrugada deste sabado (8) pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais e deputada federal, Gleisi Hoffmann, também se manifestou prestando solidariedade às vítimas e afirmando que “o governo não medirá esforços para amparar as famílias atingidas”.
Em pronunciamento nas redes sociais, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), afirmou que a região foi atingida por um tornado. Ele estava acompanhado de representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
“Lamentavelmente, a gente teve um tornado que já foi confirmado pelo Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), um tornado de nível 3, com ventos que passam de 250 km/h. Muitas cidades da região centro-oeste do Paraná foram afetadas, em especial Rio Bonito do Iguaçu e Candói”, disse o governador.
*Com Folhapress