O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (15) que o Congresso Nacional “nunca teve a qualidade de baixo nível que tem agora”. A declaração foi feita durante cerimônia em comemoração ao Dia dos Professores, no Rio de Janeiro, que contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).
“Hugo é presidente do Congresso e ele sabe que esse Congresso nunca teve a qualidade de baixo nível que tem agora. Aquela extrema-direita que se elegeu na eleição passada é o que existe de pior”, afirmou Lula, dirigindo-se ao parlamentar durante o evento.
Antes do discurso do presidente, Hugo Motta foi vaiado por parte do público. Assim que iniciou sua fala, manifestantes começaram a gritar “sem anistia”, em referência ao projeto de lei em tramitação na Câmara que prevê anistia a condenados por atos antidemocráticos. Lula se levantou e permaneceu ao lado do deputado durante todo o pronunciamento, em um gesto de apoio institucional.
Lula critica extrema direita
Em outro momento, o presidente também criticou a atuação da direita brasileira e fez referência ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos desde março. “Em 2026 é o ano da verdade. Temos que parar com esse negócio de cidadão ir para os Estados Unidos tentar inflar os americanos contra nós”, disse Lula.
A agenda do presidente no Rio incluiu o anúncio de investimentos do programa Mais Professores e o lançamento da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), documento que garantirá benefícios como meia-entrada em eventos e descontos para professores em todo o país.