Casa EconomiaICL recebe menção honrosa por podcast Império Malafaia no prêmio Vladimir Herzog

ICL recebe menção honrosa por podcast Império Malafaia no prêmio Vladimir Herzog

por Amanda Prado
0 comentários
icl-recebe-mencao-honrosa-por-podcast-imperio-malafaia-no-premio-vladimir-herzog

A primeira temporada do podcast “No Alvo”, um original do ICL, sob o título “Império Malafaia”, recebeu menção honrosa na categoria “áudio” no 47º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog. A escolha dos vencedores se deu nesta terça-feira (7). O vencedor da categoria por 5 votos a 4 foi “Dois Mundos”, do jornal Folha de S. Paulo. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 27 de outubro, em São Paulo.

Em maio, o ICL Notícias publicou o podcast que faz parte de um projeto que também possui um documentário e um especial multimídia publicado no site do ICL Notícias. A série tem o foco na construção do patrimônio político e financeiro do pastor e ativista político Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo.

A vida financeira do pastor foi investigada pelo repórter Igor Mello, apresentador do podcast, que atuou sob coordenação da jornalista Juliana Dal Piva. No projeto, também participaram Cristiano Botafogo, Gabriela Varella, Camila Mercatelli, Paula Villar, Elenilce Bottari, Eder Ribeiro, Fred Lopes, Stela Nesrine, Amon Medrado e João Brizzi.

“Império Malafaia foi um projeto feito a muitas mãos e só foi possível com a dedicação de todo nosso time do ICL. Investigar o pastor Silas Malafaia era crucial para entender os rumos da extrema direita brasileira e reconstruir um ângulo pouco explorado da ameaça vivida por nossa democracia. Estou muito orgulhoso. O Prêmio Vladimir Herzog é o mais importante reconhecimento para jornalistas brasileiros”, ressalta Igor Mello.

ICL é reconhecido por prêmio que homenageia defensores dos direitos humanos

Desde a sua primeira edição, concedida em 1979, o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog presta homenagem a personalidades e profissionais da comunicação que se destacam na promoção dos direitos humanos fundamentais. Também celebra a vida e a obra do jornalista Vladimir Herzog, torturado e assassinado pela ditadura civil-militar no dia 25 de outubro de 1975 nas dependências do DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna), em São Paulo.

Na histórica edição de 45 anos, em 2023, a premiação passou a ser organizada pelo Instituto Prêmio Vladimir Herzog, associação civil de direito privado, sem fins lucrativos ou político-partidários, fundada em novembro de 2022, em São Paulo.

A entidade reúne 18 instituições da sociedade civil, além da família Herzog: Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI); Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor); Artigo 19; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); Geledés; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional); Instituto Vladimir Herzog, Instituto Socioambiental (ISA); Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo; Periferia em Movimento; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e União Brasileira de Escritores (UBE).

Um arco de alianças formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Teatro da PUC, TV PUC, Pryzant Design, CDI e OBORÉ atua como parceiros realizadores.

você pode gostar