Casa EconomiaICL Notícias estreia hoje a coluna do historiador Luiz Antonio Simas

ICL Notícias estreia hoje a coluna do historiador Luiz Antonio Simas

por Chico Alves
0 comentários
icl-noticias-estreia-hoje-a-coluna-do-historiador-luiz-antonio-simas

ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

O portal ICL Notícias estreia hoje a coluna do historiador, poeta e compositor Luiz Antonio Simas, que pesquisa e traduz como ninguém a beleza e a importância das manifestações culturais do povo brasileiro. Nos textos que passa a publicar todas as quartas-feiras, ele vai mostrar que as festas populares e os personagens que as sustentam merecem tanta atenção (ou mais) que as figuras engravatadas que circulam por Brasília ou pela Faria Lima. Afinal, a vida real está nas ruas, no povo que chora, mas que também canta e dança.

Nada de alienação. Como diz Simas em sua primeira coluna, “as festas brasileiras são celebrações coletivas que, ao longo da nossa história, afrontam a escassez, o individualismo e a decadência da vida em grupo”. Por isso, são imprescindíveis.

Simas é professor de história, educador popular, escritor, poeta e compositor. Tem mais de 30 livros publicados sobre as culturas populares do Brasil. Foi finalista do Prêmio Jabuti em quatro ocasiões e ganhador do mesmo prêmio na categoria Livro do Ano de 2016, em parceria com Nei Lopes, pelo Dicionário da história social do samba (Civilização Brasileira, 2015). Suas canções foram gravadas por artistas como Maria Rita, Marcelo D2, Rita Benneditto, Douglas Germano, Moyseis Marques, Lúcio Sanfillippo e Fabiana Cozza.

É a segunda novidade da semana no time de colunistas do portal, que já ganhou o reforço de Luís Costa Pinto, que publica às terças.

Na sexta-feira (19) será a vez da estreia da coluna da jornalista Amanda Miranda, que vai trazer notícias sobre Santa Catarina, um reduto de políticos bolsonaristas que merece ser observado com atenção pelo campo progressista.

Leia aqui a primeira coluna de Luiz Antonio Simas: As festas e a invenção do mundo

você pode gostar