Casa EconomiaIbovespa sobe 0,77% com apetite global e embalo de Vale e bancos

Ibovespa sobe 0,77% com apetite global e embalo de Vale e bancos

por Adriana Cardoso
0 comentários
ibovespa-sobe-0,77%-com-apetite-global-e-embalo-de-vale-e-bancos

O Ibovespa fechou a segunda-feira (20) em alta de 0,77%, aos 144.509 pontos, impulsionado por expectativas positivas no cenário internacional e bom desempenho de ações domésticas, especialmente de Vale e grandes bancos. Na máxima do dia, o índice chegou aos 145.216 pontos.

O dólar comercial caiu pela quarta sessão consecutiva, recuando 0,63%, a R$ 5,371. Os juros futuros também cederam em toda a curva, refletindo um dia de menor aversão ao risco.

No exterior, declarações do diretor do Conselho Econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, de que o shutdown (paralisação do governo) pode ser encerrado ainda nesta semana, somaram-se ao tom conciliador do presidente Donald Trump, que afirmou esperar um acordo com o presidente chinês Xi Jinping – mesmo acenando com tarifas de até 155% caso não haja avanço. Trump ainda sinalizou uma visita à China no início de 2026.

O bom humor se espalhou pelas Bolsas globais, sustentado também por projeções otimistas para os balanços do terceiro trimestre. Na Europa e em Wall Street, os principais índices fecharam em alta. O ouro, contudo, continua em destaque, com avanço superior a 3% no dia.

No Brasil, o noticiário político segue atento à possibilidade de encontro entre os presidentes Lula e Trump, previsto para a próxima segunda-feira (27), na Malásia. Já no Judiciário, o CNM (Conselho Nacional dos Municípios) pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) que leve ao plenário físico a análise sobre a desoneração da folha de pagamento de 17 setores, tema com impacto direto nas contas públicas.

Em segundo plano, a mediana do mercado financeiro reduziu as projeções de inflação para 2025, 2026 e 2027, e elevou a do PIB (Produto Interno Bruto) para este ano, de acordo com projeções do Boletim Focus divulgado hoje pelo Banco Central. Foi a quarta semana que os analistas baixaram a projeção de inflação para este ano.

Entre os destaques corporativos, Vale (VALE3) avançou 1,28% e puxou o Ibovespa. Bradesco (+1,87%), Itaú (+1,79%) e Santander (+2,48%) também fecharam em alta, enquanto Banco do Brasil caiu 0,62%. Petrobras (PETR4) oscilou ao longo do dia e encerrou com leve alta de 0,07%, após reduzir o preço da gasolina e obter licença para perfurar na Foz do Amazonas — medida que gerou reações contrárias.

Mercado externo

Investidores em Wall Street mantêm o apetite por risco no início da semana, impulsionados pela temporada de balanços e expectativa pelo fim do impasse sobre a paralisação do governo. Entre os balanços a serem divulgados nesta semana estão Netflix, Coca-Cola, Tesla e Intel.

O Dow Jones subiu 1,12%, aos 46.706,58 pontos; o S&P 500, +1,07%, aos 6.735,13 pontos; e o Nasdaq, +1,37%, aos 22.990,54 pontos.

você pode gostar