Após a maior queda em quase dois meses, o Ibovespa fechou a quarta-feira (8) com alta de 0,56%, aos 142.145,38 pontos, impulsionado pela recuperação das ações do setor financeiro. O movimento ocorre em meio à tensão nos bastidores de Brasília, com o impasse na votação da Medida Provisória 1.303 — que propõe mudanças na tributação de investimentos financeiros, incluindo uma alíquota única de IR (imposto de Renda).
O dólar comercial ficou quase estável, fechando em -0,12%, a R$ 5,344. Os DIs (juros futuros) terminaram a quarta-feira com baixas por toda a curva.
O relator da MP para compensar o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), afirmou nesta quarta, durante entrevista ao ICL Notícias 1ª edição, que houve um “rompimento de acordo” na comissão mista e acusou partidos do Centrão, incluindo o Republicanos do governador Tarcísio de Freitas, de privilegiar interesses eleitorais em detrimento das contas públicas. Por outro lado, ele acredita na conclusão da votação da MP ainda hoje.
Para evitar o desgaste político e fiscal, o presidente Lula convocou reunião com o ministro Fernando Haddad e líderes partidários. Apesar de ajustes no texto — como a manutenção de isenções e redução da tributação sobre apostas — Haddad afirmou que o acordo pode não ser suficiente para aprovar a MP. Já o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, acusou setores do Congresso de “sabotagem” e alertou para o risco de estouro no orçamento de 2026.
À tarde, o presidente Lula (PT) criticou os parlamentares que se organizam para votar contra a medida: “Pobreza de espírito”, disse ele a jornalistas no Palácio do Planato. “Não é o Lula que vai ganhar.”
Na Bolsa, destaque para o BTG Pactual (+3,52%), Bradesco (+1,67% nas ações preferenciais) e Vale (+0,77%). Em contrapartida, Petrobras caiu 0,58%, mesmo após anunciar novo investimento bilionário na Bahia.
Mercado externo
Em Wall Street, investidores voltaram às compras após o S&P 500 encerrar ontem uma sequência de sete dias de ganhos devido à queda da Oracle, que questionou a sustentabilidade do setor de inteligência artificial. Porém, eles seguem acompanhando os desdobramentos da paralisação do governo de Donald Trump, diante de negociações seguidamente fracassadas no Congresso para votação do Orçamento.
Além disso, também acompanharam a divulgação da ata da mais recente reunião do Federal Reserve, o banco central estadunidense. Mas o documento revelou pouco. “A maioria dos participantes observou que era apropriado mudar a taxa básica em direção a uma configuração mais neutra, porque julgaram que os riscos de baixa para o emprego haviam aumentado”, diz trecho da ata.
O Dow Jones fechou estável, aos 46.601,90 pontos; o S&P 500, +0,58%, aos 6.753,72 pontos; e o Nasdaq, +1,12%, aos 23.043,38 pontos.