Casa EconomiaIbovespa recua enquanto mercados globais sobem; bancos pesam

Ibovespa recua enquanto mercados globais sobem; bancos pesam

por Adriana Cardoso
0 comentários
ibovespa-recua-enquanto-mercados-globais-sobem;-bancos-pesam

O Ibovespa contrariou o tom positivo dos mercados globais nesta segunda-feira (6) e encerrou o dia em queda de 0,41%, aos 143.608 pontos, destoando das bolsas dos EUA e da Europa, que operaram majoritariamente em alta. O dólar comercial recuou 0,47%, cotado a R$ 5,311, na contramão do índice DXY, que avançou 0,39%.

Entre os destaques positivos do pregão, a Vale (VALE3) subiu 1,71%, após anunciar recompra de até R$ 16 bilhões em títulos perpétuos. A Embraer (EMBR3) também avançou, com alta de 1,58%, impulsionada por nova encomenda da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

No entanto, o desempenho dos grandes bancos pressionou o índice: Itaú Unibanco (ITUB4) caiu 1,15%, Banco do Brasil (BBAS3) recuou 0,79%, Bradesco (BBDC4) perdeu 0,58% e Santander (SANB11), 0,83%. Petrobras (PETR4) também fechou em baixa de 0,90%, mesmo com a leve alta nos preços do petróleo.

No campo da política monetária, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, reforçou em evento público a necessidade de manter os juros elevados por mais tempo, citando a persistência da inflação de serviços e as expectativas ainda acima da meta até 2028. Galípolo destacou o bom desempenho do real frente a moedas pares como fator de desinflação nos bens, mas reconheceu a lentidão na queda dos preços nos serviços.

A notícia mais importante do dia, no entanto, foi que o presidente dos EUA, Donald Trump, postou em seu perfil em uma rede social que, nesta manhã, conversou por videoconferência com o presidente Lula (PT). Trump disse que o papo foi para tentar resolver a crise diplomática entre os dois países e que a conversa foi “muito boa” e que gostou dela.

“Nesta manhã, eu fiz uma chamada telefônica muita boa com o presidente Lula, do Brasil. Nós discutimos muitas coisas, mas a conversa focou principalmente na economia e no comércio entre os dois países”, declarou o norte-americano. “Nós teremos futuras discussões e nos reuniremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Eu gostei da ligação — nossos países irão muito bem juntos!”, escreveu Trump.

Lula também confirmou a ligação em seu perfil oficial nas redes sociais.

Mercado externo

Nos EUA, o destaque do dia ficou por conta da tecnologia: ações da AMD dispararam após anúncio de fornecimento de chips para a OpenAI, em mais um capítulo do otimismo com inteligência artificial. Ainda assim, os índices em Nova York fecharam mistos, com investidores cautelosos diante dos dados de emprego que ainda não indicam desaceleração suficiente para justificar cortes de juros em outubro pelo Federal Reserve.

Na Europa, incertezas políticas voltaram a pesar, especialmente na França, após mais um primeiro-ministro não resistir à dificuldade de formar maioria parlamentar. As bolsas europeias fecharam sem direção única.

O Dow Jones caiu 0,14%, aos 46.694,97 pontos; o S&P 500, +0,36%, aos 6.740,28 pontos; e o Nasdaq, +0,71%, aos 22.941,67 pontos.

você pode gostar