Casa EconomiaIbovespa encerra sequência histórica e fecha em leve queda de 0,07%

Ibovespa encerra sequência histórica e fecha em leve queda de 0,07%

por Adriana Cardoso
0 comentários
ibovespa-encerra-sequencia-historica-e-fecha-em-leve-queda-de-0,07%

O Ibovespa interrompeu nesta quarta-feira (12) uma sequência inédita de 15 altas consecutivas e encerrou o pregão com leve recuo de 0,07%, mas ainda assim aos 157.632 pontos. A correção, após o maior rali do século, refletiu a realização de lucros e o impacto da queda nas ações de petroleiras, acompanhando o recuo dos preços do petróleo no mercado internacional.

O dólar comercial subiu 0,37%, a R$ 5,29, após cinco sessões em baixa. Já os juros futuros (DIs) mantiveram tendência de queda ao longo da curva.

No Brasil, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, reforçou que os juros devem permanecer em nível restritivo “pelo tempo necessário” para atingir a meta de inflação de 3%. O comentário reforçou a cautela dos investidores, que também aguardam o balanço do Banco do Brasil (BBAS3) após o fechamento — papel que caiu 2,85% na sessão.

Petrobras (–2,56%), Itaú (–2,28%) e Bradesco (–0,26%) também pesaram sobre o índice. Apesar do recuo, analistas seguem otimistas com o setor financeiro e com a estatal, de olho no próximo plano de negócios.

No campo diplomático, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reuniu-se hoje com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em Niágara, no Canadá, à margem da reunião do G7, grupo dos países mais industrializados do mundo. Segundo o Itamaraty, os dois conversaram sobre o andamento das negociações bilaterais envolvendo tarifas comerciais.

Em segundo plano, o setor de serviços, o que mais emprega no país, cresceu 0,6% na passagem de agosto para setembro, marcando oito meses seguidos de alta, nos quais soma expansão de 3,3%. Em comparação com setembro de 2024, houve alta de 4,1%. Já no acumulado de 12 meses, a variação positiva é de 3,1%.

Mercado externo

No exterior, Wall Street fechou sem direção única, com o Nasdaq pressionado novamente pelas ações de tecnologia, enquanto o Dow Jones renovou recorde. O humor global foi afetado por relatório da Opep indicando excesso de oferta de petróleo e pela redução dos preços sauditas para a Ásia.

O Dow Jones subiu 0,68%, aos 48.254,82 pontos; o S&P 500, 0,06%, aos 6.851,00 pontos; e o Nasdaq, -0,26%, aos 23.406,45 pontos.

você pode gostar