ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
Após tentar invadir o Palácio do Planalto, em Brasília, um homem de 54 anos foi preso na madrugada desta quarta-feira (10). O episódio ocorreu por volta das 3h30 e mobilizou a equipe de segurança do local.
De acordo com o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o suspeito, identificado como Leonildo dos Santos Fulgieri, pulou a grade que cerca o Palácio, na Praça dos Três Poderes.
Depois, ele seguiu em direção à rampa que dá acesso ao segundo andar do prédio. Mesmo após receber ordens para parar, ele continuou avançando e acabou contido com disparos de balas de borracha. Fulgieri foi atingido na perna e no quadril, sem ferimentos graves, e levado em seguida para a Superintendência da Polícia Federal.
A motivação da tentativa de invasão não foi esclarecida. Entretanto, registros anteriores mostram que não se trata de um caso isolado:
Leonildo já havia tentado entrar em outros prédios públicos da Praça dos Três Poderes. Na última segunda-feira (8), ele tentou acessar o Senado Federal e teria afirmado que queria “sentar no trono”. Na ocasião, foi barrado por vigilantes e deixou o local.
Nota da Secom sobre tentativa de invasão no Planalto
Por volta das 3h desta quarta-feira, um homem identificado como Leonildo dos Santos Fulgieri tentou subir a rampa do Palácio do Planalto. Inicialmente advertido pela guarda presidencial, ele não obedeceu às ordens e foi contido com arma não letal, sendo atingido na perna e no quadril, sem gravidade. Detido, foi encaminhado à Polícia Federal para registro da ocorrência.