Casa EconomiaGol encerra negociações de fusão com a Azul e desfaz acordo de codeshare

Gol encerra negociações de fusão com a Azul e desfaz acordo de codeshare

por Adriana Cardoso
0 comentários
gol-encerra-negociacoes-de-fusao-com-a-azul-e-desfaz-acordo-de-codeshare

O Grupo Abra, controlador da Gol Linhas Aéreas, comunicou na quinta-feira (25) à Azul o encerramento oficial das negociações de fusão entre as companhias. A decisão também abrange o fim do acordo de codeshare firmado em maio de 2024, que permitia venda cruzada de passagens, interconexão de malhas e integração de programas de fidelidade. As informações também foram confirmadas pela Azul.

Segundo a nota divulgada pela Gol, a fusão não avançou desde a assinatura do Memorando de Entendimentos (MoU), em janeiro de 2025. “As partes não tiveram discussões significativas”, afirmou o grupo, mencionando ainda alterações relevantes no cenário desde então, como o pré-arquivamento do processo no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Apesar do encerramento, o Grupo Abra reforçou acreditar no mérito de uma eventual combinação entre Gol e Azul, e se disse disposto a retomar o diálogo no futuro, “caso haja interesse dos stakeholders envolvidos”.

Impacto no mercado sobre a decisão da Gol

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) reagiu ao anúncio destacando o crescimento do setor aéreo brasileiro, com aumento da demanda por voos nacionais e internacionais. A pasta reafirmou o compromisso com a competitividade no mercado, ressaltando que o Brasil continuará com três grandes companhias: Gol, Azul e Latam.

A Gol informou que vai honrar os bilhetes emitidos durante a vigência do codeshare e segue operando 147 rotas domésticas e 42 internacionais.

No início de setembro, o Cade havia determinado que o acordo de codeshare deveria ser formalmente notificado ao órgão regulador. A não notificação dentro do prazo resultaria na suspensão automática do contrato, com exceção dos bilhetes já emitidos.

A decisão reforçou que acordos desse tipo não estão isentos de análise antitruste e podem ter efeitos semelhantes aos de uma fusão, exigindo atenção a possíveis riscos de coordenação entre concorrentes.

A Azul Linhas Aéreas anunciou, em comunicado divulgado nesta quinta-feira (25), que está comprometida com o “fortalecimento da sua estrutura de capital”. Além disso, garantiu honrar todas as passagens emitidas no codeshare, que havia sido acordado em maio do ano passado.

você pode gostar