Casa EconomiaEUA cancelam visto de médico brasileiro que comemorou assassinato de Charlie Kirk

EUA cancelam visto de médico brasileiro que comemorou assassinato de Charlie Kirk

por Amanda Prado
0 comentários
eua-cancelam-visto-de-medico-brasileiro-que-comemorou-assassinato-de-charlie-kirk

ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

O governo dos Estados Unidos revogou o visto do neurocirurgião pernambucano Ricardo Barbosa após ele publicar comentários celebrando o assassinato do ativista conservador Charlie Kirk. A medida foi anunciada pelo vice-secretário de Estado norte-americano, Christopher Landau, que tem usado as redes sociais para identificar estrangeiros que fizeram postagens do tipo.

Em resposta a publicações que exaltaram o crime, Landau afirmou que a mensagem do brasileiro foi “a mais assustadora” entre as que recebeu. “Este é um profissional autorizado, que fez o juramento de Hipócrates? Eu pessoalmente orientei o chefe de Assuntos Consulares para que o visto dele seja revogado e que jamais volte a receber outro”, declarou no X (antigo Twitter).

O diplomata, número 2 do Departamento de Estado, tem respondido às denúncias com uma imagem escrita “El Quitavisas” (“O Tira-Vistos”) e argumenta que a identificação de estrangeiros que elogiam atos violentos é uma forma de “proteger o povo norte-americano”.

In light of yesterday’s horrific assassination of a leading political figure, I want to underscore that foreigners who glorify violence and hatred are not welcome visitors to our country. I have been disgusted to see some on social media praising, rationalizing, or making light…

— Christopher Landau (@DeputySecState) September 11, 2025

Barbosa comentou em uma postagem sobre o assassinato: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”. A declaração levou à sua suspensão em uma clínica do Recife, que anunciou o afastamento definitivo do médico, além de notas de repúdio emitidas por entidades médicas.

No Brasil, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) também tem pressionado instituições a tomar medidas contra autores de publicações semelhantes. Ele comemorou a decisão da clínica recifense e disse que continuará denunciando profissionais que, em sua avaliação, promovam discurso de ódio.

Em um dos trabalhos – do médico que comemorou a morte de um pai inocente- ele acaba de ser demitido. Parabéns a Recife Day Clinic. Essas pessoas não podem cuidar de outras pessoas. pic.twitter.com/eomZZ9N5nd

— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) September 13, 2025

Kirk foi morto por um disparo de fuzil

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) abriu procedimento para investigar Barbosa após representação apresentada pelo vereador Thiago Medina (PL). O parlamentar pediu abertura de sindicância e eventual Processo Ético-Profissional que pode resultar até na cassação do registro do médico.

Em nota oficial, o Cremepe confirmou a apuração do caso e informou que seguirá o rito processual previsto no Código de Processo Ético-Profissional, em sigilo.

Charlie Kirk foi morto em 10 de setembro, durante um evento na Universidade do Vale de Utah, em Orem, quando foi atingido por um disparo de fuzil no pescoço. Dois dias depois, Tyler Robinson, de 22 anos, foi preso e confessou o crime.

Nota divulgada pelo Cremepe

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informa que recebeu uma denúncia, motivada por ampla repercussão nas redes sociais, envolvendo a conduta de um médico inscrito neste Conselho. O Cremepe esclarece que será seguido o rito processual previsto para a devida apuração do caso e que todas as sindicâncias instauradas pela autarquia tramitam sob sigilo processual, a fim de preservar a lisura e a efetividade da investigação. Os procedimentos seguem as diretrizes do Código de Processo Ético-Profissional (CPEP), estabelecido pela Resolução CFM n° 2.306/2022.

Recife, 12 de setembro de 2025 Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe)

você pode gostar