Casa EconomiaEUA atacam segundo barco no Pacífico em dois dias e matam mais três

EUA atacam segundo barco no Pacífico em dois dias e matam mais três

por Gabriel Anjos
0 comentários
eua-atacam-segundo-barco-no-pacifico-em-dois-dias-e-matam-mais-tres

Os Estados Unidos destruíram outro suposto barco do narcotráfico em águas do Pacífico nesta quarta-feira (22), com um saldo de três mortos. Este é o segundo ataque na região em dois dias. A informação foi dada pelo o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth.

“Hoje, sob a direção do presidente Trump, o Departamento de Guerra realizou mais um ataque cinético letal contra uma embarcação operada por uma Organização Terrorista Designada (DTO). Mais uma vez, os terroristas, agora falecidos, estavam envolvidos no narcotráfico no Pacífico Leste”, escreveu Hegseth em uma publicação na rede social X.

“Três narcoterroristas homens estavam a bordo da embarcação durante o ataque, que foi realizado em águas internacionais. Todos os três terroristas foram mortos e nenhuma força americana foi ferida neste ataque”, completou o secretário.

Pete Hegseth (Foto: Allison Robbert / AFP )

Este é o nono ataque conhecido das Forças Armadas dos Estados Unidos contra um suposto navio traficante de drogas desde o início de setembro. Anteriormente, Hegseth anunciou que o primeiro ataque contra um barco no Pacífico Oriental ocorreu na terça-feira (21). Os outros sete ataques tiveram como alvo barcos no Mar do Caribe.

“Esses ataques continuarão, dia após dia. Não se trata apenas de traficantes de drogas — são narcoterroristas trazendo morte e destruição às nossas cidades. Essas DTO’s são a “Al-Qaeda” do nosso hemisfério e não escaparão da justiça. Nós os encontraremos e os mataremos, até que a ameaça ao povo americano seja extinta”, expressou Hegseth.

Today, at the direction of President Trump, the Department of War carried out yet another lethal kinetic strike on a vessel operated by a Designated Terrorist Organization (DTO). Yet again, the now-deceased terrorists were engaged in narco-trafficking in the Eastern Pacific.

The… pic.twitter.com/PEaKmakivD

— Secretary of War Pete Hegseth (@SecWar) October 23, 2025

Ações dos EUA

A acusação de que o barco era guiado por narcoterroristas foi feita em todos os outros ataques realizados na região nos últimos dois meses. A retórica se dá em um contexto de hostilidade contra o regime de Nicolás Maduro, na Venezuela. Membros do governo Trump afirmam que a estratégia militar e diplomática dos EUA neste momento é aplicar o máximo de pressão sobre o ditador para removê-lo do poder —por meio da força, se necessário.

Trump chegou a autorizar a CIA a realizar operações secretas dentro no país sul-americano com esse objetivo, e até mesmo ataques diretos estariam sendo considerados. Os EUA afirmam que o venezuelano lidera uma rede de tráfico de drogas chamada Cartel de los Soles, cuja existência é negada por especialistas.

você pode gostar