ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
Um vídeo obtido pelo ICL Notícias mostra Renzo Gracie –pioneiro do jiu-jitsu e um dos principais treinadores de artes marciais do mundo– relatando um suposto plano para garantir um exílio para Jair Bolsonaro (PL) durante a estadia do ex-presidente nos Estados Unidos, em 2023. Também conta que No vídeo, Renzo discursa para brasileiros no que parecer ser um restaurante e, ao seu lado, um homem usa uma camiseta com a inscrição “Fora, Moraes”. Ele narra a articulação e um suposto plano de fuga do ex-presidente para um país estrangeiro e também um episódio em que Luiz Fux teria ameaçado agredir Alexandre de Moraes caso ele confiscasse seu passaporte.
“A última vez que estive aqui foi com o Bolsonaro. Uma coisa incrível: eu tenho dois telefones. Esse telefone aqui, ele é bloqueado. Ninguém tem acesso, ninguém vê nada. E eu fui pedido que levasse esse telefone pro Bolsonaro quando ele estava em Miami, através de um presidente de um país. E o presidente falou pro Bolsonaro: ‘Bolsonaro, eu mando um avião agora te buscar. Você vem morar aqui e a gente vai cuidar de tudo de você até tua próxima eleição’”, afirma Renzo Gracie.
O mestre de jiu-jitsu afirma que Bolsonaro rejeitou a oferta e que os representantes estrangeiros já vislumbravam uma suposta perseguição contra ele.
“O Bolsonaro se recusou. Ele falou: ‘Renzo, eu não posso morar em lugar nenhum que não seja o Brasil’. Então ele falou: ‘Eu tenho que voltar ao Brasil mesmo que isso custe a minha liberdade”. E eu tenho que ver esses putos botando uma tornozeleira nele e querendo trancar ele. Que era o que os meus amigos já estavam prevendo e ofereceram. A gente te traz pra cá e cuida de tudo. Ninguém te toca até a próxima eleição”.
Referindo-se ao governo Bolsonaro, Renzo então cita sua participação na obtenção de R$ 40 bilhões em investimentos no Brasil e, depois, um príncipe, não identificado.
“A gente fez aquele movimento todo e investiram R$ 40 bilhões no Brasil. Quando o príncipe falou pra mim: ‘Renzo, você ganhou quanto’? Eu falei: ‘se eu pego um centavo vou ser igual aquelas prostitutas políticas que estão no meu país’”.
Renzo Gracie é amigo e mestre do príncipe Tahnoon Bin Zayed Al Nahyan, por meio do qual ganhou contatos influentes no Oriente Médio. Ele chegou a acompanhar Bolsonaro em visitas oficiais na região e ciceroneou Eduardo Bolsonaro em várias viagens aos países da região.
Jair Bolsonaro ao lado de Renzo Gracie
Referência a Fux
No mesmo vídeo, o lutador ainda relata uma suposta defesa que recebeu por parte do ministro Luiz Fux, no STF (Supremo Tribunal Federal). Fux é faixa coral na arte marcial –que está acima da faixa preta. Segundo Renzo, ele teria até ameaçado agredir Moraes.
“Aquele careca safado queria me barrar de entrar no meu país. Aí ele falou: ‘Vamos travar o passaporte dele e prender ele quando ele chegar’. Só que tinha uma pessoa do lado dele que falou assim: ‘Eu vou te dar um conselho: não faz, não. Porque eu vou te dar um soco na cara’. E quem falou isso pra ele foi um ministro que é faixa preta de jiu-jitsu, o meu querido Fux. Que é como se fosse um tio meu”