Alcançar bons resultados na Educação requer formação continuada dos profissionais que atuam diretamente nas escolas. Nesse sentido, a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza formações do Programa Educa Macapá, com o objetivo de aprimorar habilidades e compartilhar resultados exitosos através dos projetos desenvolvidos dentro e fora das salas de aula.
Esta 6ª formação do Programa, no ano letivo, acontece no período de 7 a 9 de outubro e é direcionada a professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Nesta terça-feira (7), a formação ocorreu em uma faculdade, na zona sul da cidade, nos turnos da manhã e da tarde. Somente no dia 9 de outubro, a capacitação será realizada no auditório da Semed, no centro da cidade, voltada exclusivamente para professores do 1º ano.
Mais de mil profissionais da Educação Municipal participam das formações, que, além de potencializar metodologias já aplicadas, também foca em estratégias de aprendizagem para as avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Amapá (Sispaeap) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).


De acordo com Lígia Oliveira, articuladora do programa Educa Macapá, a formação continuada para profissionais da Educação busca preparar o professor e os demais atores educacionais para um desempenho de excelência em sala de aula e no ambiente escolar, potencializando as práticas pedagógicas, especialmente nas turmas em que as habilidades de ler frases e palavras são os focos principais das matrizes de avaliações estaduais e nacionais.
O último IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do município de Macapá, foi divulgado em 2023 pelo Ministério da Educação (MEC), em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com índice de 5,3, Macapá figura como uma das três capitais que mais avançaram nos indicadores de alfabetização na idade certa.
“As formações do programa Educa Macapá permitem aos profissionais conhecer e utilizar ferramentas pedagógicas no aprimoramento das habilidades que envolvem o currículo escolar, o planejamento das aulas, a estrutura didática de desenvolvimento do conteúdo e a leitura de acordo com o nível de aprendizado de cada aluno”, destacou a articuladora.


O professor Maciel Mendes, do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Elita Nunes, fez uma breve demonstração de seu projeto “Maleta da Leitura”, que estimula a criança a desenvolver sua leitura e escrita com a ajuda da família, uma vez que o material é levado para casa e as atividades são construídas em conjunto com os pais.
“As formações do programa são muito importantes para o desenvolvimento das competências que o professor precisa dentro da sala de aula. É um espaço de socialização de informações, no qual colhemos aquilo que pode contribuir para nossa prática pedagógica”, complementou o professor.
O programa trabalha com cinco eixos pedagógicos: Formação, Avaliação, Acompanhamento, Material Didático (os livros) e Gestão, como um todo.


Sobre o Educa Macapá
Educa Macapá é o maior programa de alfabetização do município de Macapá, cujo principal objetivo é alfabetizar as crianças na idade certa. Foi criado em 2021 pela Prefeitura de Macapá com o intuito de fortalecer todas as áreas da Educação Municipal após o período de ensino remoto.
É realizado em cooperação com a Associação Bem Comum (ABC), por meio do programa Educar pra Valer, cujos formadores são da Lyceum Consultoria Educacional. A proposta é focada em três áreas interligadas: o material didático-pedagógico estruturado, a avaliação diagnóstica e o acompanhamento.




