ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
O ex-delegado-geral de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, foi morto na tarde da terça-feira (15) em Praia Grande (SP) com mais de 20 tiros. Segundo o delegado-geral Arthur Dian, os criminosos dispararam mais de 20 vezes, atingindo braços, pernas e abdômen da vítima. Carregadores de fuzil foram encontrados na cena do crime.
O atentado ocorreu por volta das 18h, na avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas, no bairro Nova Mirim. O Samu foi acionado e constatou a morte no local. Além de Fontes, um homem e uma mulher que passavam pelo local também foram baleados, mas não correm risco.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, policiais militares localizaram o veículo usado na execução e equipes de inteligência atuam para identificar e prender os responsáveis.
O delegado Ruy Ferraz Fontes foi pioneiro no enfrentamento do PCC (Foto: Divulgação)
Quem era o delegado Ruy Ferraz Fontes
Com mais de 40 anos de carreira na Polícia Civil, Fontes comandou divisões como o Deic, o Denarc e o DHPP, além do Decap. Foi pioneiro nas investigações sobre o PCC no início dos anos 2000 e teve papel central no enfrentamento aos ataques da facção em 2006.
Entre 2019 e 2022, chefiou a Delegacia-Geral de Polícia, período em que liderou a transferência de líderes do PCC para presídios federais. Formado em Direito, com pós-graduação em Direito Civil, também atuou como professor e participou de cursos no Brasil e no exterior.
Desde 2023, ocupava o cargo de secretário de Administração de Praia Grande, que exercia até ser assassinado.