Casa BrasilDa escola pública para o pódio internacional: aluno de Macapá é campeão de tecnologia

Da escola pública para o pódio internacional: aluno de Macapá é campeão de tecnologia

Estudante da Escola Municipal Guita venceu a MOSTRATEC, uma das maiores feiras do setor, concorrendo com 85 projetos

por admin
0 comentários

O talento e a curiosidade científica dos estudantes da rede municipal de Macapá estão ganhando destaque nacional. Henrique Kevin dos Santos Belém, aluno do 5º ano da Escola Municipal Professora Guita, conquistou o 1º lugar na MOSTRATEC, categoria Jr., realizada em Novo Hamburgo (RS), a maior mostra de tecnologia da América Latina.

 

O projeto premiado, intitulado “Divertindo-se com a eletricidade: aprendendo noções simples de eletricidade a partir de experimentos – Fase 2”, foi orientado pela professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Aline Louise Braga, e será publicado na Revista Científica Liberato, do Rio Grande do Sul.

 

Kevin competiu com 85 projetos de estudantes de todo o país e, desde 2024, já participou de quatro feiras de ciências, conquistando três primeiros lugares e um segundo.

 

Com a desenvoltura de quem sabe do que está falando, o garoto fez uma apresentação de alguns de seus projetos, incluindo o guindaste elétrico, o brinquedo Chapéu Mexicano, Robô V5, entre outros experimentos.

“O nome do robô é V5 porque esta é a quinta versão que faço dele. A cada novo experimento, ele fica melhor. É um dos projetos que mais chama a atenção do público onde me apresento”, explicou o garoto.

 

A artesã Eliane dos Santos Melo, mãe do menino, falou com orgulho sobre as conquistas do filho. “Tenho cinco filhos, e o Kevin foi o único que demonstrou interesse pela ciência. Quando tinha apenas quatro anos, ele pediu para o pai fazer uma mesa de trabalho e ficava encantado com as ferramentas que o pai usava. Sempre percebi que ele tinha interesses diferentes, mas foi aqui na escola que a professora suspeitou que ele pudesse ter superdotação. A partir daí, fomos em busca do diagnóstico”, contou.

 

Aline Louise Braga, professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE),  foi quem identificou as altas habilidades do aluno ao observá-lo, ainda nos corredores da escola, experimentando motores e fios elétricos com curiosidade incomum para a idade.

 

“A partir dessa descoberta, a escola iniciou um processo de acompanhamento pedagógico, integrando Kevin ao AEE e incentivando sua participação em atividades de robótica e iniciação científica”, explicou a professora.

 

A conquista reflete o compromisso da rede municipal em valorizar talentos e incentivar a ciência desde os primeiros anos da educação básica.

você pode gostar