Casa EconomiaCidade destruída 2 vezes por enchentes no RS arrecada para vítimas de tornado no PR

Cidade destruída 2 vezes por enchentes no RS arrecada para vítimas de tornado no PR

por Ayam Fonseca
0 comentários
cidade-destruida-2-vezes-por-enchentes-no-rs-arrecada-para-vitimas-de-tornado-no-pr

Por Carlos Villela

(Folhapress) – O município de Roca Sales (RS), a cerca de 150 km de Porto Alegre, iniciou uma campanha de arrecadação de donativos para a cidade de Rio Bonito do Iguaçu (PR), arrasada por um tornado na sexta-feira (7).

Localizada no vale do rio Taquari, a cidade gaúcha de 12 mil habitantes foi devastada duas vezes por enchentes históricas, em setembro de 2023 e maio de 2024, que destruíram dezenas de casas e deixaram 31 mortos.

“Roca Sales também foi ajudada por muita gente desse Brasil, e agora chegou a hora da gente dar esse exemplo e ajudar nossos irmãos do Paraná”, disse o prefeito Jones Wunsch (PP).

Cidade de Roca Sales (Foto: Reprodução)

Campanha para cidade destruída

A campanha foi anunciada no sábado (8) e teve início nesta segunda-feira (10), com a abertura de um ponto de coleta para roupas, água, alimentos, fraldas, produtos de higiene e utensílios de limpeza.

“Nós precisamos muito e vieram ajuda de muitos lugares. Hoje a gente não tem a capacidade de ajudar muito, mas a nossa parte a gente vai fazer”, disse Elian Zeni, coordenador do departamento de cultura e turismo da cidade e responsável por executar a ação com a Defesa Civil e o departamento de Esportes.

“Somos uma cidade que ainda está se reconstruindo, mas, à medida que a gente vai conseguindo, a gente está auxiliando.”

A campanha conta também com o apoio da prefeitura da cidade vizinha de Santa Tereza e do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves.

As doações serão recolhidas das 8h às 19h até quarta-feira (12). Na quinta (13), elas serão transportadas até Bom Retiro do Iguaçu por um caminhoneiro da cidade que se voluntariou para levar as doações até o Paraná.

A campanha ocorre em meio a uma iniciativa de decoração natalina na cidade, feita com a ajuda da população, que contribuiu doando enfeites e ajudando na instalação e cuidados.

“Depois que nós tivemos as duas maiores catástrofes aqui no município, a nossa cidade está voltando à normalidade”, disse Elian. “As pessoas estão acreditando nesse novo momento, a comunidade está participando, e isso nos deixa bem felizes.”

você pode gostar