O Instituto Conhecimento Liberta foi homenageado nesta quinta-feira (6) com a Medalha Pedro Ernesto, a maior honraria concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A proposição foi do vereador William Siri (PSOL) por reconhecimento aos serviços prestados.
“É muito especial para nós. Estamos no ar há muito pouco tempo e conseguimos chegar a muitos lugares”, afirmou Eduardo Moreira, idealizador do ICL. “O fato de sermos independentes fez com que a gente oferecesse ao público uma novidade. E essa novidade mexeu com muitas estruturas e tem trazido para muitas pessoas a esperança, a palavra-chave que muitos estão procurando. Esse é um prêmio de centenas de pessoas que todos os dias dão o seu melhor.
O vereador explicou a importância do Instituto Conhecimento Liberta. “Fundamental. Estruralmente são poucos os portais de esquerda, e a sociedade quer se informar. O ICL vem com uma fórmula inovadora”, disse William Siri. “A honra é minha de homenagear o ICL”.
Durante solenidade na Câmara, Edu falou da felicidade em ver o ICL recebendo a medalha de Mérito Pedro Ernesto. Segundo ele, esta é a comprovação que o instituto está cada vez menos “personificado” em torno de dele e criando uma comunidade sólida. Ele recebeu a homenagem ao lado de Rafael Donatiello, seu sócio.
Estiveram presentes à mesa Leonardo Boff, Frei David dos Santos, o deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) e Gustavo Jauregui.
Também falaram durante a solenidade João Cândido Portinari, filho do famoso artista plástico brasileiro Cândido Portinari, o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), o vereador de Belford Roxo Igo Menezes (PT),
Na galeria, estavam muitos integrantes da comunidade ICL do Rio de Janeiro.