Casa EconomiaCaixa emprega familiares de políticos e ex-esposa de ministro do STF

Caixa emprega familiares de políticos e ex-esposa de ministro do STF

por Felipe Rabioglio
0 comentários
caixa-emprega-familiares-de-politicos-e-ex-esposa-de-ministro-do-stf

O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, emprega e mantém como assessores diretos da presidência nomes ligados a políticos e figuras públicas, incluindo a ex-esposa do ministro do STF Kassio Nunes Marques, a filha de um deputado federal, um advogado ligado ao presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) e o irmão de um prefeito.

A lista dos 15 consultores que não são servidores do banco foi solicitada pela Folha via Lei de Acesso à Informação (LAI) em 9 de maio, mas só foi entregue em 22 de setembro, após determinação da Controladoria-Geral da União (CGU). A Caixa alegou inicialmente que divulgar os nomes dos empregados representaria risco à segurança física dos assessores e concorrência desleal, argumentos rejeitados pelo órgão de controle.

“Eventuais riscos [físicos] identificados devem ser enfrentados por medidas de segurança institucional, e não pela restrição de acesso”, disse a CGU.

Já sobre a questão de concorrência desleal, o órgão de controle afirmou que “é um risco inerente à dinâmica de mercado” e que a Caixa “já disponibiliza publicamente, em seu portal, informações sobre seus dirigentes empregados e altos gestores, categoria inclusive mais exposta a abordagens externas”, completou.

A Folha questionou qual seria o salário desses empregados, mas não obteve resposta, mas, segundo funcionários, os consultores da presidência recebem salários próximos de R$ 40 mil mensais. A CGU destacou que “a relevância pública da informação é inequívoca: conhecer quem ocupa funções de assessoramento à presidência de uma empresa pública federal é essencial para assegurar a transparência e permitir o controle social sobre a utilização de cargos estratégicos”.

Carlos Vieira, presidente da Caixa, emprega e mantém como assessores diretos da presidência nomes ligados a políticos e figuras públicas (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Quem são os empregados

Entre os assessores, Maria Socorro Mendonça Carvalho Marques, ex-esposa do ministro Kassio Nunes Marques, foi nomeada em 26 de dezembro de 2023, após passar por diversos gabinetes do Senado. Mayara Santiago, filha do deputado federal Wilson Santiago (Republicanos-PB), entrou para a equipe em 11 de dezembro de 2023. O advogado Luiz Maurício Carvalho e Silva, que representa Lira em casos jurídicos, foi nomeado em 20 de setembro de 2024.

Também consta na lista João Antônio Holanda Caldas, irmão do prefeito de Maceió João Henrique Caldas (PL), o JHC, e filho da senadora Dra. Eudócia (PL-AL), nomeado em 2 de fevereiro de 2024. Outro consultor ligado à política, José Trabulo Junior, indicado pelo presidente do PP, Ciro Nogueira, foi demitido em 10 de outubro, após derrota da medida provisória de aumento de impostos na Câmara.

A Caixa afirmou que “a designação de consultores obedece às normas internas e aos ritos de governança, compliance e integridade da instituição” e que há mecanismos para identificar possíveis conflitos de interesse dos empregados. Desde a posse de Vieira, os cargos do banco têm sido ocupados majoritariamente por indicados de partidos do centrão e da direita, como PP, Republicanos e PL.

Lista completa de assessores da presidência da Caixa

Nome – Data da nomeação

Ana Miguel Teixeira da Silva – 06/11/2024


Fabiano Pereira Cortes – 18/03/2024


Hellen Falcão de Carvalho – 10/11/2023


João Antônio Holanda Caldas – 02/02/2024


José Jesus Trabulo de Sousa Junior – Demitido 10/10/2025


Luiz Maurício Carvalho e Silva – 20/09/2024


Maria Salete Cavalcanti – 31/10/2023


Maria Socorro Mendonça Carvalho Marques – 26/12/2023


Marina Selerges – 20/12/2023


Mauro Borges Lemos – 13/02/2023


Mayara Raissa Alves de Oliveira Santiago – 11/12/2023


Renato Nardoni – 20/11/2023


Ricardo Tom de Oliveira – 09/11/2023


Roberto Barros Barreto – 10/03/2023


Valoni Adriano Procópio – 10/03/2023

você pode gostar