Não adiantou a pressão do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no pai, o Jair Bolsonaro (PL-RJ). O ex-presidente está cada dia mais próximo de anunciar apoio ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), na corrida presidencial de 2026.
A coluna conversou com dois interlocutores de Bolsonaro nos últimos dias e, ambos, avaliaram que todas as negociações se encaminham para que esse apoio seja anunciado em breve. O principal entrave hoje está na família Bolsonaro já que tanto Eduardo como Michelle tinham suas próprias aspirações em relação à eleição. Tarcísio foi autorizado pelo STF a visitar Bolsonaro no próximo dia 29.
Na avaliação do PL, quanto antes essa situação for definida, melhor é a preparação do caminho até a disputa. O temor é a resistência que o nome de Tarcísio vai enfrentar uma vez que a decisão se torne pública. Em especial, o deputado federal Eduardo Bolsonaro não dá a entender que irá ceder a essa escolha e deve seguir fazendo críticas públicas ao governador paulista.
Em agosto, veio à tona uma mensagem de Eduardo criticando Tarcísio e brigando Bolsonaro por ter defendido o aliado. “Eu ia deixar de lado a história do Tarcísio, mas graça aos elogios que você fez a mim no Poder360, estou pensando seriamente em dar mais uma porrada nele, para ver se você aprende. VTNC, SEU INGRATO DO CARALHO”, escreveu Eduardo no dia 15 de julho.