Casa EconomiaAnistia volta a sair da pauta enquanto MP do IOF preocupa governo 

Anistia volta a sair da pauta enquanto MP do IOF preocupa governo 

por Ayam Fonseca
0 comentários
anistia-volta-a-sair-da-pauta-enquanto-mp-do-iof-preocupa-governo 

Por Cleber Lourenço

A anistia, proposta articulada pela oposição, deve permanecer fora da pauta do Congresso Nacional por mais uma semana. A decisão ocorre em meio ao impasse sobre a tramitação da medida no Senado e à prioridade dada pela base governista à aprovação da Medida Provisória 1303/2025, que trata da tributação do IOF e precisa ser votada até as 23h30 desta terça-feira (7) para não perder a validade.

Nos bastidores, parlamentares relatam que a indefinição sobre o futuro da anistia no Senado e o clima de tensão provocado pela MP 1303/2025 têm travado a articulação política. A medida do IOF enfrenta forte resistência de setores econômicos e de parlamentares alinhados a grupos empresariais que temem aumento da taxação. Já a anistia, considerada de alto custo político, encontra dificuldades de consenso entre as próprias bancadas que a defendem.

Relator da MP, Carlos Zarattini (Foto: Câmara dos Deputados)

Pauta da MP

Em conversa com o ICL Notícias, o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou que parte da oposição e do Centrão tenta usar o debate sobre a MP do IOF para desgastar o governo. “Há um lobby poderosíssimo tentando derrubar a MP, porque querem provocar um desfalque nas contas públicas e criar uma bomba fiscal. O objetivo é impedir que o governo execute projetos importantes e políticas públicas”, afirmou o parlamentar.

Segundo Lindbergh, o ambiente no Congresso é de tensão e incerteza. “A situação está muito complicada e delicada. Há muitos interesses em jogo e um jogo pesado para desestabilizar o governo”, disse o deputado.

A avaliação entre interlocutores do Planalto é que, se a MP 1303/2025 não for votada até o fim do prazo, o governo enfrentará uma crise fiscal imediata. O impacto poderia atingir diretamente o orçamento de 2025, com cortes em ministérios e paralisação de programas. Por ora, o foco da base é garantir a aprovação da MP do IOF e evitar que a crise se amplie. Já a anistia, de autoria da oposição, deve seguir paralisada até que o cenário político e fiscal se estabilize.

você pode gostar