Casa EconomiaAnistia chega à data limite e pode ser enterrada de vez na Câmara 

Anistia chega à data limite e pode ser enterrada de vez na Câmara 

por Amanda Prado
0 comentários
anistia-chega-a-data-limite-e-pode-ser-enterrada-de-vez-na-camara 

Por ​Cleber Lourenço

A anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro chegou ao seu ponto decisivo no Congresso Nacional. Lideranças da oposição e do governo reconhecem que, se a proposta não for incluída na pauta ainda nesta semana, dificilmente voltará a ser discutida neste ano.

O tema, que já vinha perdendo força, foi praticamente paralisado após o encontro entre Lula e Donald Trump na Malásia, que reconfigurou o ambiente político e diplomático.

Membros da articulação política do Palácio do Planalto avaliam que a reunião entre os dois líderes reduziu ainda mais o ímpeto da base bolsonarista. No campo da oposição, cresce a leitura de que o Brasil poderá sair do encontro com novos acordos econômicos e até com possíveis sinalizações sobre sanções internacionais, o que torna inoportuna a insistência na pauta da anistia.

Ao mesmo tempo, o Centrão segue concentrado em recompor o orçamento e garantir a liberação de emendas parlamentares. A prioridade de Arthur Lira é estabilizar as negociações com o Planalto, deixando a anistia em segundo plano. Para o governo, o esvaziamento natural da proposta evita novo confronto com o Supremo Tribunal Federal.

Em conversa ao ICL Notícias, o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do partido na Câmara, afirmou que ainda tentará incluir o tema na reunião de líderes desta quinta-feira. “Quero incluir na reunião de líderes na quinta, para votar na outra semana”, disse. O parlamentar reconhece, no entanto, que o tempo é curto: “Pra mim, tem que entrar agora. Essa semana é o prazo limite.”

Uma fonte próxima ao presidente da Câmara, Hugo Motta, disse em caráter reservado ao ICL Notícias que “não será essa semana” que a anistia será pautada.

Mesmo que a oposição mantenha a pressão, a avaliação entre aliados e adversários é a mesma: a anistia chegou à sua data limite. Se não avançar agora, a proposta tende a sair de cena e só voltará a ser discutida em um novo contexto político, provavelmente em 2026 como bandeira eleitoral.

você pode gostar