Casa EconomiaAlckmin conversa com secretário de Comércio dos EUA sobre tarifaço

Alckmin conversa com secretário de Comércio dos EUA sobre tarifaço

por Adriana Cardoso
0 comentários
alckmin-conversa-com-secretario-de-comercio-dos-eua-sobre-tarifaco

Em meio à paralisação do governo estadunidense, o vice-presidente Geraldo Alckmin conversou por telefone, na terça-feira (30), com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, diante do crescente impasse comercial entre os dois países. Na ligação, Alckmin reiterou a disposição do Brasil para buscar uma saída negociada ao tarifaço imposto por Washington sobre produtos brasileiros, mas alertou que o governo segue avaliando contramedidas.

A conversa ocorre em um contexto de tensão diplomática, acentuada por declarações recentes de Lutnick, que afirmou ser necessário “consertar o Brasil” para que o país deixe de “prejudicar” os EUA.

Internamente, o gesto de Alckmin, que também é ministro do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio), é interpretado como uma tentativa de manter o canal diplomático aberto, ao mesmo tempo em que sustenta pressão sobre o governo americano.

Na segunda-feira (29), a Camex (Câmara de Comércio Exterior) decidiu adiar por 30 dias a apresentação de um relatório sobre possíveis medidas retaliatórias — um sinal de que o Planalto ainda aposta na via do diálogo.

Enquanto, a diplomacia brasileira negocia um encontro entre os presidentes Lula e Donald Trump. A reunião pode ocorrer à margem da cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático), em Kuala Lumpur, na Malásia, no próximo dia 25 de outubro. A possibilidade de uma videoconferência entre os dois líderes antes da reunião presencial também está sendo considerada como etapa preparatória.

Alckmin se reúne com setor produtivo

Ainda na terça-feira, durante reunião com a diretoria da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Alckmin destacou a importância da atuação conjunta entre o governo federal e o setor produtivo. Ele citou avanços nas negociações, com a reversão de tarifas que afetavam 8% das exportações brasileiras — sendo 4% do setor de celulose e 4% de madeira e móveis.

O ministro do MDIC também elogiou a missão empresarial coordenada pela CNI aos Estados Unidos, no início de setembro, e destacou o papel da Amcham (Câmara Americana de Comércio) e da US Chamber no processo. “Essa parceria entre os setores público e privado tem sido fundamental para buscar soluções construtivas”, disse Alckmin.

Coordenando o Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais, Alckmin tem liderado articulações com representantes brasileiros e norte-americanos na tentativa de conter o avanço de políticas tarifárias consideradas protecionistas.

O presidente da CNI, Ricardo Alban, também manifestou preocupação com a tendência global de fechamento comercial e reforçou a necessidade de diálogo contínuo. “Queremos transformar os desafios em oportunidades e manter um canal construtivo com os EUA”, afirmou.

você pode gostar