Casa EconomiaPrevisão do tempo: granizo, temporais e calor intenso marcam início de novembro

Previsão do tempo: granizo, temporais e calor intenso marcam início de novembro

por Felipe Rabioglio
0 comentários
previsao-do-tempo:-granizo,-temporais-e-calor-intenso-marcam-inicio-de-novembro

A primeira semana de novembro promete diferenças climáticas em todo o Brasil, segundo a previsão do tempo. Enquanto o Sul se prepara para temporais com risco de granizo e acumulados de até 100 milímetros de chuva, regiões do Norte e Nordeste enfrentam dias de calor intenso, com temperaturas próximas dos 40 °C e risco elevado de incêndios, já o resto do país, as temperaturas devem varias e as condições climáticas também. Confira a previsão na sua região:

Sul

O tempo firme predomina até quarta-feira (5) no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, favorecendo os trabalhos agrícolas. A partir de quinta-feira, no entanto, a formação de um sistema de baixa pressão trará chuva volumosa e risco de temporais com granizo e ventos que podem superar os 70 km/h.

As temperaturas ficam dentro da normalidade, variando entre 15 °C e 30 °C. As pancadas mais intensas devem ocorrer no norte e leste do RS, grande parte de SC e leste e metade sul do Paraná, com acumulados de até 100 mm.

Sudeste

Nesta semana, as chuvas continuam em grande parte de São Paulo, Triângulo Mineiro, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, com volumes de 30 a 40 mm e risco de temporais isolados, na quarta e quinta as precipitações devem dar uma trégua, mas voltam após isso, segundo a previsão do tempo.

As temperaturas permanecem elevadas, alcançando 35 °C no centro-norte de Minas Gerais, e devem bater os 30 ºC durante alguns dias no restante da região. O risco de granizo é maior entre segunda (3) e terça (4) no centro-sul mineiro.

Calor e chuvas dominam essa primeira semana do mês de novembro, também é esperado granizo em algumas regiões (Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil)

Centro-Oeste

Em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, há previsão de pancadas intensas, com acumulados entre 30 e 40 mm. Em Mato Grosso do Sul, os volumes variam de moderados a fortes, com risco de temporais isolados.

O nordeste e centro-norte de Goiás podem registrar até 100 mm de chuva, enquanto em outras regiões deve chover menos. As temperaturas ficam altas na região, podendo atingir 35 ºC em alguns estados, segundo a previsão.

Nordeste

Enquanto o sul e sudoeste do Maranhão, sudoeste do Piauí e oeste da Bahia recebem chuvas de até 50 mm, o restante do Nordeste enfrenta tempo seco e calor extremo durante a semana.

As máximas chegam a 40 °C no norte do Maranhão, norte do Piauí e Ceará, e 35 °C em estados como Rio Grande do Norte, Pernambuco e Sergipe. O calor eleva o risco de incêndios e exige cuidado redobrado nas atividades agrícolas.

Norte

As pancadas retornam ao Amazonas, Rondônia e centro-sul do Pará, com acumulados entre 30 e 40 mm. Em Roraima e Tocantins, há chance de temporais isolados, enquanto Acre e Amapá seguem com pouca ou nenhuma chuva.

As temperaturas seguem elevadas, chegando a 40 °C em partes do Pará e Amapá, o que aumenta o risco de queimadas, diz a previsão.

você pode gostar